PREFEITURA SANTANA

MĂșcio descarta envolvimento de Forças Armadas em atos golpistas

Ministro disse que participação individual de militares serĂĄ apurada

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília em 20/01/2023 às 20:35:41
© Valter Campanato/Agência Brasil

© Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Defesa, José MĂșcio, afirmou nesta sexta-feira (20) que não vĂȘ envolvimento direto das Forças Armadas nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Mas, segundo ele, militares que tenham participado em carĂĄter individual deverão ser punidos.

"Eu entendo que não houve envolvimento direto das Forças Armadas. Agora, se algum elemento, individualmente, teve sua participação, ele vai responder como cidadão", afirmou a jornalistas. Perguntado sobre o risco de nova tentativa de desestabilização democrĂĄtica, MĂșcio disse que não hĂĄ possibilidade. "Não tenho a menor dĂșvida que outros daquele não vão acontecer. Até porque as Forças Armadas irão se antecipar."

MĂșcio se reuniu mais cedo com o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva e os comandantes do Exército, general JĂșlio Cesar de Arruda, da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e da AeronĂĄutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno. Segundo o ministro, o encontro não tratou sobre os atos, mas de investimentos na ĂĄrea da indĂșstria de defesa.

"Nós não tratamos do dia 8. Isso estĂĄ com a Justiça. Tratamos da capacidade de geração de emprego que o Brasil tem na indĂșstria de Defesa", explicou. Participaram do encontro o presidente da Federação de IndĂșstrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, e empresĂĄrios do setor.

Em entrevista ao canal de notĂ­cias GloboNews esta semana, o presidente Lula criticou o trabalho de inteligĂȘncia das Forças Armadas e também a omissão da PolĂ­cia Militar em conter o avanço dos manifestantes, que depredaram os principais prédios da RepĂșblica.

Edição: Juliana Andrade

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL