PREFEITURA SANTANA

Senado confirma indicação da Câmara para TCU

Deputado Jhonatan de Jesus foi aprovado com 72 votos

Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil* - Brasília em 09/02/2023 às 21:39:59
© Roque de Sá/Agência Senado

© Roque de Sá/Agência Senado

Com 72 votos favorĂĄveis, dois votos contrĂĄrios e uma abstenção, o Senado confirmou hoje (8) a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para ocupar uma vaga do Tribunal de Contas da União (TCU). O parlamentar substituirĂĄ a ministra Ana Arraes, que se aposentou em julho do ano passado.

Numa sessão rĂĄpida, os senadores votaram a indicação aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 2. O relator do projeto no Senado foi Messias de Jesus (Republicanos-RR), pai de Jhonatan.

Órgão auxiliar do Poder Legislativo encarregado de analisar os gastos pĂșblicos e recomendar a aprovação ou rejeição das contas do presidente da RepĂșblica, o TCU segue um modelo paritĂĄrio para o preenchimento das vagas. TrĂȘs ministros são indicados pelo Senado, trĂȘs pela Câmara e trĂȘs pelo Poder Executivo.

Como o cargo de ministro do TCU é vitalĂ­cio, com aposentadoria compulsória aos 75 anos, o novo ministro, de 39 anos, poderĂĄ ocupar o cargo até 2059. Indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, Jhonatan de Jesus estava iniciando o quarto mandato como deputado federal.

O nome de Jhonatan enfrentou resistĂȘncia da comunidade indĂ­gena. Na semana passada, ativistas manifestaram preocupação porque os Ășltimos trĂȘs gestores do Distrito Especial de SaĂșde IndĂ­gena Yanomami foram indicados pela famĂ­lia De Jesus, de um partido aliado ao governo passado. Os yanomami enfrentam uma crise humanitĂĄria provocada pela expansão do garimpo em terras indĂ­genas nos Ășltimos anos.

* Com informações da AgĂȘncia Senado

Edição: FĂĄbio Massalli

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL