PREFEITURA SANTANA

Hemoal promove coleta externa de sangue no campus da Ufal Arapiraca nesta quinta (11)

Ação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16; voluntário deve estar bem de saúde e usando máscara

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau em 10/05/2023 às 19:52:39
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

Manter estabilizado o estoque de sangue para atender a demanda dos hospitais e maternidades. Com este objetivo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta quinta-feira (11), das 8h às 12h e das 13h às 16h, coleta externa no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca.

Além de assegurar que os pacientes que necessitem de transfusões sanguíneas sejam assistidos, a coleta externa contribui para facilitar o acesso à prática da doação voluntária de sangue. Isso porque, neste caso específico, segundo o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima, os estudantes e professores não dispõem de tempo para se deslocarem até a sede do hemocentro.

"O Hemoal Arapiraca assegura o fornecimento de sangue e hemocomponentes para as unidades hospitalares que atendem a população dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. Portanto, a coleta externa é uma estratégia para manter nosso estoque estabilizado e, também, captar voluntários que não teriam tempo de realizar a doação em nosso posto de coleta fixo", pontuou Danilo Lima.

Quem pode doar

Conforme o assistente social do Hemoal Arapiraca, os critérios para doação de sangue são determinados pelo Ministério da Saúde (MS). Além de ter entre 16 e 69 anos de idade, boa saúde e peso igual ou superior a 50 quilos, o candidato à doação de sangue não pode ter contraído Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade ou doença de Chagas. No momento da doação ele deve apresentar um documento de identificação com foto e estar usando máscara. "Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação ou ainda colocou piercing fica impedido de doar por um período de 12 meses após o procedimento", completou Danilo Lima.

Ele explica que, caso o voluntário esteja gripado, com Influenza ou Covid-19, deve aguardar cessarem os sintomas e, dez dias depois, pode se candidatar à doação. "Caso ele tnha sido vacinado contra a Covid-19 com os imunizantes Pfizer, Janssen, Astrazeneca e Pfizer Bivalente, é preciso aguardar sete dias para doar, mas, se a vacina foi a CoronaVac, o tempo passa a ser de dois dias, o que também se aplica para a vacina contra a Influenza", esclareceu.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL