PREFEITURA SANTANA

Hemoal promove campanha Junho Vermelho para incentivar doação voluntária de sangue

Ação começa nesta quinta-feira (1º) e vai até o dia 30 deste mês nas Unidades de Arapiraca, Coruripe e Maceió

Por Josenildo Törres / Ascom Hemoal em 01/06/2023 às 19:06:34
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove a partir desta quinta-feira (1º) da Campanha Junho Vermelho, que visa conscientizar a população sobre a doação voluntária de sangue. Historicamente, a quantidade de doações recebidas é inferior ao número de solicitações de sangue para transfusão, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde (MS), apenas 1,6% dos brasileiros com idade entre 16 a 69 anos doa sangue, quando o ideal deve ser de 2% a 3%.

Dentro da programação, serão realizadas palestras de conscientização pelos assistentes sociais do Núcleo de Captação de Doadores de Sangue. O Hemoal também vai promover a ação Selfie da Solidariedade, na qual os doadores de sangue fazem um autorretrato no momento da doação e postam em sua conta pessoal, marcando o perfil do hemocentro no Instagram (@hemoalagoas), que será repostado automaticamente.

Paralelamente também serão realizadas coletas externas de sangue em diversos locais. Em Arapiraca serão promovidas quatro ações itinerantes, todas na praça Marques da Silva, no Centro, nos dias 6, 13, 20 e 27. As ações ocorrem das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Em Maceió, no dia 14, das 8h às 16h, será promovida uma coleta externa no Instituto do Meio Ambiente (IMA), situado no Shopping Cidade, no bairro Farol. Haverá também captação de doadores de sangue na sede da Natura, em Murici, no dia 16; no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, no dia 20; e, no dia 27, a coleta itinerante vai ocorrer no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo. Todas também serão realizadas no horário das 8h às 16h.

Troféu Amigo do Hemoal

Já em 14 de junho, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, as unidades do Hemoal em Maceió e Arapiraca irão entregar o Troféu Amigo do Hemoal, agraciando os voluntários com o maior número de doações realizadas no último ano, bem como aqueles que mais doaram desde que o Hemoal iniciou suas atividades, segundo os registros da Hemorrede Pública de Alagoas.

Conforme a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, hematologista Verônica Guedes, o desafio do Hemoal, seja na capital ou no interior, é manter o estoque de sangue estabilizado e atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades. Para isso, além de palestras de conscientização, o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue promove as coletas externas, além de receber as doações nos postos fixos, localizados em Arapiraca, Maceió e Coruripe.

"É uma tarefa árdua, porque afinal de contas a doação é voluntária e, como todo ato desta natureza, requer investimento em conscientização. Como sabemos, a maioria dos doadores só pratica o gesto quando um parente ou amigo precisa e, essa cultura deve ser mudada, porque nós mesmos podemos vir a precisar de uma transfusão sanguínea, já que estamos suscetíveis a doenças ou a uma situação de emergência, como um acidente de trânsito", ressaltou Verônica Guedes.

Postos Fixos

Os postos fixos do Hemoal estão situados na capital e no interior do Estado, seja para doar sangue ou para se cadastrar como doador de medula óssea. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h. Já no interior, as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado. A Unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Critérios para Doação de Sangue

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identidade original com foto. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas, além de ter dormido pelo menos 8 horas na noite anterior. Se fez tatuagem, maquiagem definitiva ou colocou piercing, deve-se aguardar 12 meses.

Caso esteja com sintomas de gripe ou resfriado, o voluntário não deve se candidatar à doação de sangue. O recomendado é doar sangue antes de se vacinar contra a Covid-19 ou a Influenza, mas, caso já tenha se imunizado, é necessário respeitar um intervalo. No caso da vacina contra a Influenza, o impedimento temporário é de dois dias, assim como deve ocorrer no caso da vacina CoronaVac, destinada à Covid-19. Já se os imunizantes contra o novo coronavírus foram da AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias.

"Ficam impedidos de doar sangue, permanentemente, as pessoas que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, sífilis, hepatite ou sejam portadoras do vírus HIV. Mulheres ficam impedidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando e, para repetir o procedimento, é estipulado um prazo de três meses para elas e de dois meses para os homens", informa a hematologista Verônica Guedes.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL