PREFEITURA SANTANA

Saiba como as Unidades do Hemoal irão funcionar no feriado de Corpus Christi

Além de abrir nesta quinta-feira (8) para fornecer sangue aos hospitais e maternidades postos irão coletar sangue em horários especiais

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau em 07/06/2023 às 19:15:32
 Olival Santos / Ascom Sesau

Olival Santos / Ascom Sesau

Além de funcionar ininterruptamente para liberar sangue aos hospitais e maternidades nesta quinta-feira (8), Feriado Nacional de Corpus Christi, as Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão abrir em horário especial para receber candidatos à doação. A iniciativa visa colaborar para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes para atender a demanda transfusional, bem como, facilitar o acesso dos voluntários que não podem praticar o gesto voluntário durante os dias classificados como úteis.

Em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa, situadas, respectivamente, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), irão funcionar das 7h30 às 17h, enquanto que a Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, estará fechada. Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, vizinha à Escola Alternativa, vai abrir das 7h às 12h.

Conforme a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, os candidatos à doação de sangue devem atentar para os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de ter idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50kg e portar um documento de identificação oficial e original com foto, é necessário comparecer ao posto de doação usando máscara e, caso seja menor de 18 anos, o voluntário tem que estar acompanhado do responsável legal, que deve portar um documento de identificação oficial.

Com relação ao voluntário que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, a gerente do Hemoal enfatizou que o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já a pessoa que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, o Ministério da Saúde autoriza a doação. Com relação ao candidato que se vacinou contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac; o que também se aplica à vacina contra a Influenza. O intervalo sobe para sete dias se o voluntário recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente e Janssen, também destinadas a proteger contra a Covid-19.

"São impeditivos para doar sangue, ser acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso do voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento. O candidato à doação de sangue não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, além de evitar o consumo de alimentos gordurosos, bem como, deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior", esclareceu Verônica Guedes.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL