PREFEITURA SANTANA

Fapeal divulga aprovados em edital de Organização de Eventos

Investimentos em 600 mil reais foram direcionados para três categorias de encontros: locais, estaduais, nacionais ou internacionais

Por Tárcila Cabral/ Fapeal em 16/06/2023 às 19:53:03
Ascom Fapeal

Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem buscado aquecer o ecossistema científico na região, sendo o último de seus resultados o edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos. A chamada visa promover um cronograma de encontros e reuniões acadêmicas transformando Alagoas num ponto de desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Integrando o programa Mais Ciência, Mais Futuro, o projeto faz parte do escopo de 200 milhões de reais que estão sendo depositados na área. E somente neste resultado aprovou a realização de 20 eventos científicos em terras alagoanas. "Os eventos são espaços de divulgação, debate e intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas e instituições. Eles estimulam a cooperação, a inovação e a difusão de resultados de pesquisas relevantes para o avanço da ciência e da solução de problemas sociais. Assim, a Fapeal tem fomentado, nos últimos oito anos, a realização de eventos que dão visibilidade para as IES (Instituições de Ensino Superiores) e pesquisadores locais fortalecendo nossa comunidade acadêmica", frisou o assessor científico de Pesquisas e Tecnologias da Fapeal, Daniel Alves.



O gestor completou abordando que fomentar a realização de eventos científicos é uma forma de contribuir para o desenvolvimento da ciência e da sociedade. Portanto, investir 600 mil reais diretamente para este edital se faz relevante para permitir que essa contribuição ocorra e seja efetiva no ecossistema.


Conhecendo o edital

Os eventos aprovados serão presenciais ou híbridos, mas obrigatoriamente estarão relacionados a pautas científico-tecnológicas ou de inovação. Eles se dividirão em três categorias: eventos locais com apoios de no máximo de 15 mil reais; estaduais com recursos em até 30 mil; ou nacionais e internacionais possuindo subsídios de até 75 mil.



O programa tem o intuito de apoiar a estruturação de um cronograma de encontros no estado, buscando envolver professores e alunos da pós-graduação strictu sensu para ampliar os horizontes da pesquisa regional. Desta forma a Fapeal garante que o ano de 2023 esteja repleto de oportunidades acadêmicas durante a sua extensão.

Serão financiados para os encontros itens como passagens aéreas, hospedagem, locomoção urbana e alimentação dos palestrantes e conferencistas. Lembrando que todos os objetos apoiados e outras informações podem ser encontradas no edital no site.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL