PREFEITURA SANTANA

Especialistas do HGE dão dicas para curtir o período junino com segurança e preservando a saúde

Além da atenção na hora de pegar a estrada, população deve ter cuidado ao consumir guloseimas e ao brincar com fogos e fogueira

Por Neide Brandão e Thallysson Alves / Ascom Sesau em 22/06/2023 às 19:42:39
Imagem Agência Alagoas

Imagem Agência Alagoas

Tradicionalmente aguardadas, as festividades do mês de junho historicamente potencializam a possibilidade de acidentes no trânsito ou envolvendo as fogueiras e fogos de artifícios, quando alguns cuidados básicos não são seguidos. Paralelamente, a atenção deve ser redobrada com as comidas típicas da época, que também podem desencadear problemas de saúde no caso de serem consumidas se estiverem mal acondicionadas ou se foram contaminadas por microorganismos durante o preparo. Para evitar riscos e aproveitar com segurança os festejos de São João e São Pedro, especialistas do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, orientam sobre os principais pontos a se observar.

Como as queimaduras envolvem muitos dos acidentes do período, o cirurgião plástico do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Fernando Gomes, sugere aos pais não estimular as brincadeiras com fogos de artifícios. "O tratamento de uma pessoa com queimadura depende do comprometimento e todo o quadro clínico do paciente. É importante considerar o grande risco de sequelas, cicatrizes e óbito. Sendo assim, contra todos esses males, o melhor é, realmente, evitar o contato desnecessário com esses itens, principalmente no caso de crianças e idosos", recomenda.

Segundo o especialista, um dos grandes desafios no tratamento da queimadura é conter o risco de infecções, pois ela causa uma abertura que favorece a contaminação por agentes nocivos, como fungos e bactérias. "Daí a importância de se utilizar água potável de início para que a queimadura não continue a atingir camadas mais profundas da pele e, logo em seguida, procurar o atendimento médico especializado. Não é recomendável utilizar água gelada, tampouco o gelo, pois a região fica extremamente sensível e isso também pode causar mais irritação ou favorecer o desenvolvimento de infecção. Logicamente, não se considera o uso de pó de café, pasta de dente, manteiga ou qualquer outro produto caseiro", orienta Fernando Gomes.

Já o pneumologista Luiz Cláudio Bastos atenta para a importância de manter o corpo agasalhado e beber bastante água potável nas comemorações. "As festas juninas são ótimas, mas também podem ser disseminadoras de vírus. Por isso, é importante ter cuidado redobrado com as mãos. Elas devem ser bem higienizadas para evitar gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias. Crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças, merecem uma atenção especial. As vacinas têm um papel fundamental no fortalecimento da imunidade, devem ser mantidas em dia", sugere o médico.

A infectologista Angélica Novaes lembra que a vacinação é o primeiro passo da imunização. "É a partir dela que o corpo produz anticorpos, que são as células do sistema imunológico responsáveis por nos proteger contra as doenças. Neste período junino, é imprescindível estar com as doses das vacinas em dia, principalmente Influenza e a Covid-19, devido às aglomerações e o período do inverno propício à proliferação das doenças respiratórias", ressalta a médica.

No que diz respeito aos acidentes de trânsito, o cirurgião geral e especialista em trauma Álvaro Bulhões destaca que as bebidas alcoólicas não podem ser combinadas com a direção de qualquer veículo, inclusive a bicicleta. E se o trajeto for a pé, o cirurgião aconselha que o percurso seja feito na companhia de alguém que possa estar mais atento à movimentação no trânsito.

"É importante não ignorar o uso dos equipamentos de proteção e respeitar todas as normas do trânsito. Para sofrer um acidente de trânsito, basta sair de casa. Por isso é importante ficar sempre atento à movimentação. E quando estiver caminhando pelas ruas, utilizar a calçada onde não há interdição pelo órgão responsável pelo trânsito local", observa o cirurgião.

Sem exageros

Em linhas gerais, a nutricionista Carolina Braga frisa que o autoconhecimento do corpo e a busca do controle é o segredo para manter a forma e a saúde durante as festas juninas. "São muitas variedades, desde a canjica às paçocas, de cachorro-quente à maçã do amor, passando por pipoca, pé de moleque e o arroz doce. É possível curtir sem descuidar da saúde! Por exemplo, podemos optar pelas versões saudáveis de alguns alimentos e, principalmente, ficar atento à quantidade de consumo. É importante não exagerar, se hidratar bem, evitar alimentos gordurosos e fazer boas escolhas", aponta.

Segundo a profissional, as melhores opções para comer nas festas juninas são o milho cozido e a pipoca. "Eles são fontes de fibras excelentes, e ainda favorecem a diminuição do pH intestinal, propiciando a melhor absorção de vitaminas e minerais, além de dar maior saciedade", salienta a nutricionista do HGE.





Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL