PREFEITURA SANTANA

Chuvas nas estradas pedem mais cautela no trânsito para evitar acidentes, alerta mĂ©dico do HGE

Álvaro Bulhões ressalta que, alĂ©m de atenção ao trafegar, Ă© necessĂĄrio realizar a manutenção do veĂ­culo e seguir os limites de velocidade

Por Neide Brandão / Ascom Sesau em 23/06/2023 às 14:38:27
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

Devido à instabilidade climĂĄtica e o período de chuvas que atinge Alagoas com a chegada do inverno, iniciado no dia 21 deste mĂȘs, o médico Álvaro Bulhões, emergencista do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, alerta sobre os cuidados para evitar possíveis acidentes de trânsito.

De acordo com o especialista em traumas, os motoristas que vão trafegar nas rodovias, principalmente em dias chuvosos, devem redobrar a atenção por conta do mau tempo, evitando se envolver ou provocar acidentes que podem resultar em traumas irreversíveis ou deixar graves sequelas.

Segundo o médico do HGE, durante o período chuvoso é bom que o automóvel esteja com a manutenção em dia para garantir a segurança na viagem. Entre as recomendações, ele inclui toda atenção às condições da via e o uso da direção defensiva. Além disso, os condutores devem evitar parar na pista, mesmo que no acostamento, pois o risco é iminente.

"O acostamento só deve ser utilizado em caso de emergĂȘncia e com o pisca-alerta ligado", recomendou Álvaro Bulhões, ao destacar que a unidade hospitalar recebe muitos feridos em acidentes de trânsito por terem adotado esta prĂĄtica imprudente.

Ele explicou que a ĂĄgua na pista pode ocasionar deslizamentos decorrentes da falta de atrito entre a roda e o asfalto, além das possíveis dificuldades de visibilidade. O médico também ressaltou a importância do uso do capacete para os motociclistas.

"É importante destacar que os pneus devem estar em dia. Pneus velhos e carecas são grandes facilitadores de acidentes, além de render multas. Assim como o controle do automóvel é fundamental, é imprescindível ficar atento à pista durante a chuva e evitar tirar as mãos do volante", sempre respeitando os limites de velocidade.

Qualquer incidente pode ser evitado se a atenção do motorista estiver devidamente focada no percurso. "Também é importante evitar manobras, ultrapassagens e freadas bruscas", disse o emergencista do HGE, ressaltando que essas dicas servem para todas as viagens. Porém, como o risco de acidentes aumenta em dias chuvosos, é sempre bom ressaltar a precaução necessĂĄria para evitar qualquer situação perigosa.

"Com cautela e atenção é possível e trafegar sem se colocar em risco e ser uma ameaça no trânsito para outras pessoas, pois um acidente pode levar à morte ou causar sequelas irreversíveis, como a perda dos movimentos", enfatizou Álvaro Bulhões.

Números

Este ano, até maio, o HGE prestou assistĂȘncia a 2.315 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 1.104 pacientes se feriram em colisões, 812 se lesionaram em acidentes com motocicletas, 218 sofreram atropelamentos, 130 apresentaram lesões devido à queda de bicicleta e 51 foram vítimas de traumas devido a capotamentos. No mesmo período do ano passado foram registradas 2.049 assistĂȘncias a vítimas do trânsito no maior hospital público do Estado.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL