PREFEITURA SANTANA

Conselho de Governança discute plano de digitalização do Estado

Empresa de consultoria iniciou estudos para tornar serviços digitais; ações beneficiam diretamente à população

Por Marcus Toledo / Agência Alagoas em 06/07/2023 às 19:56:55
Pei Fon / Agência Alagoas

Pei Fon / Agência Alagoas

O Governo do Estado deu um passo decisivo nesta quinta-feira (6) para adotar a gestão digital, tanto internamente quanto para o público em geral. O Conselho de Governança Digital, presidida pelo secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, conheceu o plano de trabalho da empresa de consultoria TDS Company, que, entre outras ações, é responsável pelo processo de digitalização do Estado de Pernambuco.

Um de seus fundadores, Cláudio Marinho, ajudou na criação do Porto Digital, o parque tecnológico que mudou o perfil da economia pernambucana. Hoje, após revitalizar o Centro de Recife, o conjunto reúne 350 empresas de tecnologia, gerando 17 mil empregos, o que o torna o terceiro maior arrecadador de impostos da capital pernambucana.

"Nós estamos dando prioridade à governança digital do Estado, tanto numa dimensão interna, para a própria gestão do Governo, como numa dimensão exterior, para a melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos", explicou Vitor. "A ideia é que, após uma discussão aprofundada, a gente comece a implementar em 2024 as políticas públicas que possam melhorar nossos indicadores na educação, na segurança pública, na saúde, entre outras áreas".

A reunião desta quarta foi dividida em dois momentos: primeiro os secretários e diretores de órgãos públicos que integram o conselho apresentaram as demandas de cada pasta; depois, acompanharam uma explanação do professor Silvio Meira, também da TDC, sobre os processos de digitalização dentro das empresas e do governo.

"Nós precisamos criar no Estado brasileiro a ideia de um "estado em rede", em que o ente público efetivamente chegue perto das pessoas, que aja como uma rede onde as pessoas participam das soluções", disse ele. "E isso não pode ser feito de uma só vez. É preciso escolher alguns poucos problemas para começar a agir, e dedicar toda a atenção a eles, do ponto de vista de engajamento e participação, principalmente para criar o conhecimento dentro dos organismos de Estado".

Vários secretários se revezaram para apontar necessidades e ações que estão sendo realizadas na área digital em suas pastas. A secretária de Estado de Governança Corporativa, Poliana Santana, por exemplo, quer agilizar as tomadas de decisões e alinhar as políticas do Estado com o Governo Federal e organismos internacionais por meio digital. Já o secretário executivo de Gestão da Secretaria de Estado da Segurança Pública, José Carlos dos Santos, pretende ampliar o videomonitoramento para mais municípios e introduzir câmeras que façam reconhecimento facial, além de digitalizar os inquéritos policiais e criar um aplicativo de celular para denúncias. Por fim, a secretaria de Estado da Educação deseja criar o videomonitoramento de alunos para garantir mais segurança e melhorar os investimentos na merenda escola.

Segundo o secretário de Estado de Comunicação, Joaldo Cavalcante – que também integra o conselho –, a digitalização tem por obrigação melhorar a acessibilidade do cidadão comum aos serviços oferecidos pelo Estado. "O lema dessa mudança precisa ser: trabalhar o digital para trabalhar o social. Reduzir as desigualdades e melhorar a prestação de serviços às pessoas é uma visão progressista do governador Paulo Dantas", afirmou.

Todos os pontos indicados pelos integrantes do conselho foram registrados pelos consultores, que vão, a partir de agora, traçar um plano de execução dos trabalhos. No próximo dia 12 haverá uma nova reunião presencial para reavaliação. A ideia é que até dia 30 de outubro os projetos estejam prontos para serem analisados pelo governador Paulo Dantas. "Temos pressa para executar as primeiras ações, porque a população também tem pressa. Nós precisamos estruturar o estado para podermos prestar um bom serviço público", afirmou Vitor Pereira.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL