PREFEITURA SANTANA

Projeto de desenvolvimento urbano e sustentável para Alagoas é apresentado durante fórum nacional

Evento reúne gestores de planejamento do Brasil, com presença de ministra Simone Tebet

Por Larissa Costa / Ascom Seplag e Safira Bezerra* em 13/07/2023 às 19:33:30
 Carolina Tenório/ Ascom Seplag

Carolina Tenório/ Ascom Seplag

O Governo de Alagoas foi convidado a apresentar o Projeto Visão Alagoas 2030, durante o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan). O evento ocorre entre os dias 13 e 14 de julho, no Rio de Janeiro, e reúne todos os gestores de planejamento do Brasil, com o objetivo de discutir estratégias de desenvolvimento econômico e sustentável para o país. A ministra Simone Tebet também participa como convidada e uma das palestrantes.

Em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Projeto Visão Alagoas 2030 é voltado para a produção de pesquisa, dados e diagnósticos que reflitam os espaços urbanos de Alagoas. A partir dos indicadores, o governo terá base para formular políticas públicas que gerem desenvolvimento urbano e sustentável para o bem coletivo e redução de desigualdades.

"É uma honra apresentar o Projeto Visão Alagoas para outros estados. Estamos investindo muito na análises e monitoramento dos nossos espaços urbanos, principalmente dos assentamentos informais. Nosso objetivo é garantir a construção de políticas públicas funcionais para a população alagoana e que estejam alinhadas às agendas globais de desenvolvimento urbano sustentável", explica o secretário de Planejamento, Gestão Patrimônio, Gabriel Albino.

Um dos projetos do Visão Alagoas 2030 envolve o monitoramento e avaliação de nove programas sociais do governo, para que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Nova Agenda Urbana (NAU). Parte dos programas inclui o fortalecimento da rede de saúde pública de Alagoas, a expansão e melhoria da rede de saneamento básico, fechamento dos lixões, fortalecimento da gestão fiscal e segurança pública integrada. O Vida Nova nas Grotas, Escola 10, CRIA e Minha Cidade Linda estão entre as iniciativas analisadas. Todas as informações sobre o Visão Alagoas 2030 podem acessadas no link visaoalagoas2030.al.gov.br

"Desde 2017 temos trabalhado em parceria com o Governo de Alagoas no sentido de propor estratégias de ação para o estabelecimento ou aperfeiçoamento de políticas públicas, planos e programas estaduais. A ideia central do nosso projeto é desenvolver capacidades e posicionar Alagoas cada vez mais na rota das agendas globais de desenvolvimento sustentável", destacou a oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes.

E completou: "É um projeto robusto e que, de fato, se propõe a somar esforços para a promoção de uma prosperidade urbana que traz, de forma inclusiva, uma visão de futuro para os territórios alagoanos".

*Sob Supervisão

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL