PREFEITURA SANTANA

10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas divulga programação completa com diversas atrações culturais e literárias

Evento acontece entre os dias 11 e 20 de agosto, no Centro de Convenções de Maceió

Por Daniel Borges/Ascom Secult em 19/07/2023 às 19:27:27
Pei Fon / Agência Alagoas

Pei Fon / Agência Alagoas

Chegou a tão aguardada programação oficial da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas! Entre os dias 11 e 20 de agosto, a cidade de Maceió será palco de dez dias repletos de cultura, literatura, oficinas variadas, espetáculos teatrais, lançamentos de livros, mesas-redondas e muito mais. O evento acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, com expectativa de receber mais de 400 mil pessoas e entrada totalmente gratuita.

"Estamos muito empolgados em anunciar a programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Será um evento cultural imperdível, repleto de oportunidades para os amantes da literatura e da cultura. Além disso, a Bienal terá atrações musicais e culturais para enriquecer ainda mais a experiência dos participantes. Acreditamos no poder transformador da cultura e na sua importância para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas", destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas.

A Bienal é o maior e mais importante evento literário e cultural de Alagoas. Com o tema "Defender a vida, proteger o planeta e humanizar a sociedade", a feira vai homenagear os 130 anos de Jorge de Lima, terá como patrono o cineasta Cacá Diegues e o país homenageado será a Argentina.

Para fãs de literatura, a Bienal trará nomes de destaque no cenário nacional. A renomada escritora Paula Pimenta estará presente no sábado, 12 de agosto, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Exposições. Em seguida, o escritor Itamar Vieira Junior participará de uma palestra mediada pelo professor Gian Carlo Melo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), das 19h às 21h.

Na segunda-feira, 14 de agosto, os escritores Frederico Pernambucano de Mello e Robério Santos irão compor uma mesa com o tema "Cangaço na Literatura", que será mediada por José Malta. Robério Santos também ministrará outra mesa no dia seguinte, das 16h30 às 18h, abordando o tema "Mídia e Cangaço".

Outros destaques incluem a presença da escritora Lilia Schwarcz na quarta-feira, 16 de agosto, ministrando uma palestra sobre "O Papel da Branquitude no Racismo Brasileiro", com mediação do professor Gian Carlo Melo. Além disso, na sexta-feira, 18 de agosto, o jornalista Nelson Motta estará presente em uma mesa temática focada na sua carreira artística.

A programação da Bienal conta com mesas-redondas, palestras e diversas oficinas. Os temas abrangem assuntos importantes, como Educação Inclusiva em Alagoas, Direitos Humanos na América Latina, Editoras universitárias, História de Alagoas escrita por mãos negras, Mulheres jornalistas e violências, Tecnologias digitais e práticas pedagógicas na Educação Superior, Educação indígena em Alagoas, entre outros.

Para os amantes de cultura, a Bienal oferece uma variedade de atrações, com espetáculos teatrais, apresentações musicais e shows. Destaque para o espetáculo teatral inspirado em Anne Frank, apresentação infantil com Flora e Alecrim, Jessier Quirino com seus causos e histórias, além dos espetáculos em homenagem ao escritor Jorge de Lima.

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. O evento tem coordenação da professora Sheila Maluf e conta com o apoio de várias instituições, como Sesc, Natura, Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras.

Toda a programação detalhada está disponível no site oficial da Bienal, no endereço https://bienaldealagoas.com.br/. As atrações estão organizadas por dia e horário para facilitar o planejamento do público interessado.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL