PREFEITURA SANTANA

Vice-reitora da Uncisal participa de missão internacional na África do Sul

Comitiva viajou a convite da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

Por Patrícia Barros/Ascom Uncisal em 22/08/2023 às 19:01:25
Ascom Uncisal

Ascom Uncisal

Com a proposta de compartilhar conhecimento e discutir parcerias com outras instituições de ensino superior, a vice-reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Ilka do Amaral Soares, participa de uma missão internacional na África do Sul ao longo desta semana.

Uma comitiva composta por 39 representantes de instituições filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) tem visitado universidades nas cidades de Durban, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Johannesburg. "Essa missão representa possibilidades de parcerias internacionais para nossa universidade, no campo da pesquisa, da pós-graduação e da mobilidade acadêmica.

Durante as reuniões, a universidade visitada apresenta suas potencialidades e possibilidades de parceria. Após esse momento, há uma visita ao campus, sobretudo aos laboratórios de pesquisa. A missão está no início, mas já manifesta grandes oportunidades", explicou Ilka do Amaral Soares.

A missão da Abruem à África do Sul seguirá até o dia 2 de setembro. A comitiva iniciou suas atividades em Durban, onde haverá visitas à University of Kwazulu-Natal (UKZN) e à Durban University of Technology. Na cidade, os participantes ainda terão a oportunidade de participar do workshop de Liderança Global, co-organizado pela Associação Internacional de Educação da África do Sul (Ieasa) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

Também em Durban, o grupo realizará networking na Ieasa Conference, evento anual que reúne líderes de internacionalização, especialistas, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores, estudantes e inovadores, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior. O objetivo do evento é compartilhar pensamentos, resultados de pesquisas, experiências vividas e exemplos de boas práticas. O tema deste ano é Olhando para trás – Olhando para frente.

A segunda cidade a ser visitada é a capital legislativa da África do Sul, a Cidade do Cabo. No local, que é considerado o segundo maior centro financeiro, econômico e comercial do País, serão conhecidas as seguintes instituições: Stellenbosch University (SUN), University of Western Cape (UWC) e University of Cape Town (UCT).

Em seguida, a missão internacional tem como destino Port Elizabeth. A cidade, que possui um dos maiores portos da África do Sul, abriga duas instituições de ensino superior importantes e que serão visitadas pela comitiva, a Nelson Mandela University - Campus Sul e a Rhodes University.

A última cidade a ser visitada pelos membros da comitiva é Johannesburg. A cidade, que é capital da província de Gauteng, é uma das grandes metrópoles do País, com mais de 5,5 milhões de habitantes. Ao todo, os participantes da missão conhecerão quatro universidades no local: University of Johannesburg (UJ), University of the Witwatersrand (WIT), University of Pretoria (UP) e University of South Africa (Unisa).

No local também será realizada visita à sede da Embaixada do Brasil. Abruem A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

A entidade é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação e encontros diplomáticos.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL