PREFEITURA SANTANA

Governo do Estado leva ações sociais para Arena do Empoderamento Feminino

Ação desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas visa a conscientização no combate à violência contra a mulher

Por Carlos Nealdo / Agência Alagoas em 25/08/2023 às 14:42:13
 Marco Antonio / Secom

Marco Antonio / Secom

O Governo do Estado participa nesta sexta-feira (25), em Maceió, da Arena do Empoderamento Feminino, ação desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em parceria com os governos estadual e municipal, que tem como objetivo conscientizar a população no combate à violência contra a mulher, por meio de palestras, orientações e prestação de serviços.

O evento acontece das 8h às 16h, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fúlvia Maria Mott de Barros Rosemberg, no bairro da Cidade Universitária, região que concentra quatro ocupações do movimento sem-teto e, portanto, de grande vulnerabilidade social.

Quatro secretarias de Estado e órgãos do Governo como o Instituto de Identificação, Defensoria Pública, Hospital da Mulher e Arquivo Público participam do evento, com serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade e do artesão, cadastro para cursos da Escola do Turismo, assistência jurídica, psicológica para as mulheres vítimas de violência, além de marcação de exames de mamografia, citologia e testes rápidos de HIV.

O governador Paulo Dantas foi representado pela secretária de Estado do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos. Além dela, participaram da abertura do Arena do Empoderamento Feminino as secretárias Caroline Balbino (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Bárbara Braga (Turismo), e Maria José da Silva (Mulher e dos Direitos Humanos)

A secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, ressaltou que a ação é um momento importante, em que o Governo do Estado se une ao Tribunal de Justiça em prol da sociedade e das mulheres alagoanas. "Como estamos no Agosto Lilás, a gente está aproveitando para trazer serviços para a comunidade, em um bairro que tem maior necessidade, dando o direito de cidadania a todas essas pessoas que aqui residem", destacou.

"É muito importante termos esse olhar diferenciado e cuidadoso para toda a população. A gente precisa cuidar, abrigar e proteger nossas mulheres. Para isso, os serviços precisam estar próximos delas. A nossa preocupação é salvar vidas. A gente só vai avançar nessa batalha, juntos: Judiciário, Executivo e Legislativo", acrescentou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva.

A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, lembrou que desde o início do Governo Paulo Dantas, as ações estão totalmente focadas na proteção e prevenção à violência contra a mulher. "E foi uma determinação dele que todas as pastas, de uma maneira transversal, colocassem ações voltadas para a causa", disse.

Para a Arena do Empoderamento Feminino, a Setur levou o programa Escola do Turismo, com mais de mil vagas disponíveis para cursos que acontecerão em setembro. "A gente sabe que para a mulher se emancipar de uma violência sofrida, precisa ingressar no mercado de trabalho. Então, o governo chega com todo esse apoio para capacitar e qualificar [as mulheres], para que elas sejam absorvidas pelo mercado de trabalho", ressaltou Bárbara Braga, acrescentando que qualquer pessoa pode participar do curso, basta ser maior de 18 anos e ter o certificado de conclusão do ensino fundamental.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, defendeu que é responsabilidade do Estado – nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário – dar uma atenção maior ao combate da violência contra a mulher. "Estamos aqui para começarmos a desmistificar de que não pode haver esse tipo de violência e deixar as mulheres mais seguras para fazerem as denúncias que forem necessárias, mas principalmente conversar com todos [aqui presentes], para que eles tenham essa conscientização de que a gente precisa viver num ambiente de respeito mútuo", disse.

A Arena do Empoderamento Feminino conta ainda com serviços oferecidos pela Prefeitura de Maceió e Receita Federal.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL