PREFEITURA SANTANA

Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças doa mais de 5 mil exemplares para o projeto Livros que Libertam

Alunos da turma 2023 arrecadaram e fizeram a entrega nesta segunda-feira (30)

Por Ascom PMAL em 28/08/2023 às 19:36:58
Igor Lessa / Ascom PMAL

Igor Lessa / Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas, por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), doou mais de cinco mil livros ao Tribunal de Justiça (TJ/AL) e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) do Estado, em benefício ao projeto Livros que Libertam, durante a manhã desta segunda-feira (28).

O material foi arrecadado pelos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) e fez parte da campanha que busca utilizar a leitura como ferramenta de reintegração das pessoas privadas de liberdade, com a implantação de bibliotecas em unidades do Sistema Prisional.

O Livros que Libertam atende a Resolução 391/21 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva o Poder Judiciário a reconhecer o direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas. Em Alagoas, o bom desempenho do projeto e seu método adotado ganhou notoriedade, o levando a ser concorrente ao Prêmio Innovare, que destaca práticas do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e de advogados que contribuem para melhorias do Sistema Judicial Brasileiro.

O coronel Paulo Amorim elencou os benefícios que esse projeto pode provocar na vida dos atuais presos de nosso sistema carcerário. "A leitura e o conhecimento são essenciais para a formação de homens e mulheres. O detento que tem a oportunidade de ler aumenta suas possibilidades de êxito em seu retorno à inclusão social, com maiores chances de ser absorvido pelo mercado profissional, além de poder adentrar em algum curso superior ou profissionalizante", explicou o comandante-geral.

Já Celyrio Adamastor, relatou a importância de ler para a formação do ser humano. "Um homem que não lê é um eterno analfabeto moral, pois a leitura nos dá prazer e nos dá conhecimento. Esses cinco mil livros farão parte da biblioteca da ressocialização para que os detentos retornem a sociedade com uma visão completamente diferente da que entrou", disse o desembargador.


O evento ocorreu na sede do CFAP, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e contou com as presenças do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim; do subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim; do diretor de ensino, coronel Walter do Vale; do comandante do CPC, coronel Maciel Pantaleão; do assessor militar do TJ-AL, coronel Alex Orsi; do comandante do CFAP, tenente-coronel Sílvio Lúcio; do desembargador Celyrio Adamastor, integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJ/AL; do juiz Alexandre Machado, integrante da 16ªVara de Execuções Penais; e de Diogo Teixeira, secretário da Seris.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL