PREFEITURA SANTANA

Fototerapia: ambulatório da Uncisal devolve autoestima a pacientes com vitiligo

Técnica estimula a produção de melanina e suaviza a diferença de pigmentação; serviço é ofertado pelo SUS

Por Eduardo Almeida e Patrícia Barros / Ascom Uncisal em 04/09/2023 às 12:36:47
Patrícia Barros / Ascom Uncisal

Patrícia Barros / Ascom Uncisal

Um tratamento dermatológico à base de luzes tem contribuído com a melhoria da autoestima de pacientes com vitiligo em Alagoas. A técnica – conhecida como fototerapia – é aplicada no Ambulatório de Especialidades da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e estimula a produção de melanina, suavizando a diferença de pigmentação no corpo.

"Para o tratamento de doenças, a luz utilizada na fototerapia é UVB. Na Uncisal, nós contamos com um equipamento específico, que é o UVB de banda estreita, que faz o estímulo ou inibição da atividade celular, de acordo com cada caso, e faz uma modulação das doenças de pele", explica a médica dermatologista Catarina Rosa e Silva Santos, que é responsável pela aplicação.

Embora seja mais comum o uso da fototerapia para o tratamento do vitiligo, esse procedimento também tem sido utilizado no cuidado de outras doenças de pele, como psoríase, dermatite atópica, linfoma cutâneo e casos específicos de urticária. Atualmente, a Uncisal atende a cerca de 30 pacientes, todos por agendamento, após avaliação de uma dermatologista clínica.

Uma dessas pacientes é Rosivânia de Oliveira Silva, que percorre cerca de 500 km por semana, entre Coité do Nóia e Maceió, para se submeter ao tratamento. Além das sessões de fototerapia, ela também recebe acompanhamento psicológico e passa por avaliações trimestrais para mensurar os avanços obtidos. Tudo isso por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).



"Cheguei ao Ambulatório de Especialidades em 2019, após ser encaminhada por uma médica que atua em Arapiraca. Desde então, minha melhora é visível. Nos joelhos, por exemplo, eu não tenho mais manchas. As áreas mais difíceis são mãos e pés. Além das sessões, aqui faço todo o tratamento complementar e ainda recebo orientações sobre proteção solar", explica Rosivânia.

Paciente do Ambulatório de Especialidades da Uncisal há dois anos, Elosa Gerusa da Silva destaca que o tratamento foi o responsável por devolver a sua autoestima. "Não usava saia curta nem shorts antes da fototerapia, porque eu sentia vergonha. Só usava saias longas ou calças. Agora, eu levo uma vida normal, sem nenhum tipo de restrição. Não me sinto mais feliz comigo mesmo", conta.

Elosa explica que o tratamento ao qual se submete é bastante simples. "Nós somos avaliadas pela médica e, com base nas orientações dela, ficamos diante de uma máquina que emite luz. A parte afetada é exposta por uma quantidade determinada de minutos. Tudo é acompanhado por uma técnica de enfermagem. O tratamento não provoca dor nem nenhum outro tipo de efeito colateral".




Para ter acesso à fototerapia, os interessados devem procurar o Ambulatório de Especialidades da Uncisal, que fica na Rua Pedro Monteiro, 347, no Centro de Maceió. De forma inicial, há o agendamento de uma consulta com uma dermatologista clínica, que vai avaliar o problema relatado e a necessidade do tratamento. Somente após essa avaliação é possível iniciar a aplicação da técnica.

"Para os pacientes que buscam o primeiro atendimento, é necessário encaminhamento de um clínico para o dermatologista. Após avaliação, a dermatologista clínica encaminha para a doutora Catarina Rosa e Silva Santos, responsável pela aplicação. Cabe a ela determinar a quantidade de sessões e de minutos de exposição para cada caso", detalha Luiza Freitas, supervisora do Ambulatório de Especialidades da Uncisal.


Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL