PREFEITURA SANTANA

Governo libera mais de R$ 95 milhões para educação nos municĂ­pios

Serão criadas 19.756 novas vagas para creches

Por Fabiola Sinimbu - Repórter da Agência Brasil - Brasília em 11/09/2023 às 09:39:49
© Marcelo Camargo/Agência Bras

© Marcelo Camargo/Agência Bras

O Ministério da Educação publicou, nesta segunda-feira (11), uma portaria no DiĂĄrio Oficial que libera R$ 95.226.251,05 para novas matrĂ­culas em turmas de educação infantil, em 221 municĂ­pios. O recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação BĂĄsica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é destinado às creches e escolas pĂșblicas, ou instituições sem fins lucrativos conveniadas com o poder pĂșblico.

Segundo o Censo Escolar 2022, existem 74,4 mil creches, em todo o paĂ­s, das quais 66,4% são da rede pĂșblica e 33,6%, da rede privada. Dessas, mais da metade, possuem convĂȘnio com a rede pĂșblica de educação infantil.

De acordo com a Secretaria de Educação BĂĄsica, os recursos viabilizarão 19.756 novas vagas, sendo 6.727 em creches de perĂ­odo parcial e 4.431 em creches de perĂ­odo integral. Outras 7.447 vagas serão destinadas a vagas pré-escolares em perĂ­odo parcial e 1.151, em perĂ­odo integral.

Os municĂ­pios beneficiados são os que realizaram o cadastro das novas vagas conforme prevĂȘ a Lei 12.722/2012, que estabelece as regras para o apoio financeiro da União com o objetivo de ampliar a oferta de educação infantil. Receberão recursos municĂ­pios nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, CearĂĄ, EspĂ­rito Santo, GoiĂĄs, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, ParĂĄ, ParaĂ­ba, Pernambuco, PiauĂ­, ParanĂĄ, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Os valores descritos no documento serão repassados às secretarias municipais diretamente na conta-corrente cadastrada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Sismec). E, até 30 de junho de 2024, os municĂ­pios terão que apresentar a prestação de contas ao Conselho do Fundeb, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL