PREFEITURA SANTANA

Secretário Silvio Bulhões será presidente do Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal

Evento acontecerá entre os dias 16 e 20 de outubro

Por Geysa Miranda/Ascom Secti em 23/09/2023 às 23:04:41
Pei Fon/ Agência Alagoas

Pei Fon/ Agência Alagoas

O Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, foi convidado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) para ser o presidente de Honra do Congresso Acadêmico e Científico (Cacun) do órgão, que terá sua 13ª Edição entre os dias 16 e 20 de outubro.

Este é o maior evento científico estadual voltado exclusivamente para a área de saúde, e os interessados em participar devem se inscrever por meio do endereço eletrônico: https://eventos.uncisal.edu.br/evento/xiii-cacun.

O encontro, que possui nesse ano como tema "Tecnologia, ciência, saúde, ação... O que te move?", representa os esforços da comunidade científica em contribuir para o melhoramento das pesquisas na área da saúde na região e acontecerá no prédio-sede da Universidade, no Trapiche da Barra, em Maceió, com a participação de professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas.

O convite foi feito pelo reitor Henrique Costa e pela Pró-reitora de Extensão, Maria Margareth Tavares, que afirmou que o chamado veio justamente para celebrar o acolhimento que o Governo do Estado vem dando à Uncisal e pelas ações conjuntas e transversais que as CT&Is podem assumir em diversos campos, incluindo a saúde.

Para o secretário, o Cacun é um evento de suma importância para o desenvolvimento da ciência em Alagoas, numa das áreas mais pungentes para os indicadores sociais. "Em especial nesse novo momento que vive a universidade aqui em Alagoas, com todo o destaque que tem recebido, com todo o serviço que vem prestando à comunidade alagoana. Isso me deixa muito feliz e honrado de ter construído uma boa relação com a Universidade e com todos que compõem a Uncisal. E assumirei com grande alegria a missão de conduzir esse fundamental evento para a comunidade científica do nosso estado", disse Silvio.

Trabalhos

A programação do Cacun será formada por apresentações de trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica produzidos durante o ciclo 2022/2023, além de oficinas, minicursos, palestras, lançamentos de livros e mesas redondas. Serão abarcadas temáticas intrinsecamente ligadas aos programas, projetos e ações da Secti, como a importância do empreendedorismo no âmbito acadêmico, o combate às fake news na área de saúde e o papel da inteligência artificial, big data e inovação para estratégias de saúde.

Após uma programação cultural, que contará com concurso de talentos, apresentação de grupo de coco de roda, trio de forró, da Orquestra de Tambores e de cantores alagoanos, a palestra de encerramento será dada por Klena Sarges Marruaz Da Silva, abordando a "Inovação em Saúde Pública: Transformação digital para salvar vidas".

O XIII Cacun conta ainda com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e da Lidera Saúde.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL