PREFEITURA SANTANA

Maratona de Inovação premia em Arapiraca projetos nas áreas de tecnologia, agro e saúde

Com apoio do Governo de Alagoas, evento de empreendedorismo foi realizado na Ufal

Por Naísia Xavier / Ascom Fapeal em 25/09/2023 às 19:29:29
 Naísia Xavier / Ascom Fapeal

Naísia Xavier / Ascom Fapeal

O Circuito Alagoano de Startups (CAS) realizou entre os dias 22 e 24 deste mês a quinta etapa da Maratona de Inovação, com a premiação das melhores soluções inovadoras apresentadas. O evento foi realizado no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, envolvendo um público empreendedor formado por estudantes, empresários, profissionais, docentes e mentores.

Após dois dias de mentorias e metodologias de desenvolvimento ágil para transformar ideias em negócios, foram premiadas as seis equipes que melhor exploraram a viabilidade de mercado das suas ideias inovadoras.

Os primeiros lugares formam os projetos "Foca APP", um aplicativo voltado à educação (área de tecnologia); "Reuse Organic"s", uma proposta de biofertilizantes (agro), e o projeto "Milagro", uma proposta de viabilizar comercialmente a planta cannabis para uso terapêutico (saúde). O troféu resiliência foi dado à equipe "Rede de Assistência Técnica Rural".

"A gente pensou numa programação anual para fortalecer o empreendedorismo e a inovação, só que agora o movimento está ganhando uma proporção que a gente não imaginava. Então, é uma alegria imensa ver que os profissionais, os mentores, os alunos e a comunidade que vieram participar da maratona de inovação se conecta de uma forma tão intensa, que está gerando boas ideias, boas soluções", observou o professor Hérmani Magalhães, Mestre em Economia e coordenador geral do CAS.

O evento já passou por campi universitários em Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Maceió e Palmeira dos Índios.

Dayana Ferreira, Mestra em Administração Pública e componente do projeto Milagro, destaca que o momento traz uma percepção do que está acontecendo no mercado e no âmbito da universidade com relação à inovação, "Independente das colocações, e fomos felizes nesse sentido também. Acredito que todo mundo aqui saiu contemplado, está saindo bem melhor do que entrou, com muita informação, com muita partilha e com a rede de network completamente recheada", comemorou.

A sexta maratona está programada ainda para 2023, e assim que houver a confirmação, as informações estarão disponíveis no perfil do Instagram @startups.alagoas.


Saiba mais

O Circuito Alagoano de Startup (CAS) busca promover o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia em Alagoas, por meio de ações como a organização de eventos, palestras, workshops e maratonas de inovação.

Junto ao CAS e à Ufal, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foram as instituições realizadoras da Maratona de Inovação em Arapiraca, com o intuito de qualificar o público para os próximos editais de inovação que serão lançados pelo Governo de Alagoas, em parceria com agências federais como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao MCTI.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL