PREFEITURA SANTANA

Uncisal realiza o 1º Congresso de Telemedicina e Inovação Tecnológica

Evento pioneiro em Alagoas terá a participação de palestrantes nacionais e internacionais

Por Patrícia Barros / Ascom Uncisal em 27/09/2023 às 19:26:51
 Agência Alagoa

Agência Alagoa

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, o 1º Congresso de Telemedicina e Inovação Tecnológica. O evento acontecerá dias no auditório da universidade, e terá como tema "Ensino acadêmico e prática médica conectada".

O objetivo é discutir temas cada vez mais presentes na medicina, como o uso da robótica na área da saúde, o surgimento da inteligência artificial e as novas tecnologias no acompanhamento de dados dos pacientes. Nesse cenário, a telemedicina desponta como um dos grandes avanços na área da saúde e já é uma realidade, ganhando ainda mais destaque no período da pandemia da Covid-19. Devido à possibilidade de se prestar serviços à distância, mantendo a segurança de profissionais e pacientes, a telemedicina foi essencial para facilitar o atendimento de urgências e monitorar pacientes que estavam em isolamento.

De acordo com Matheus Cardozo, um dos organizadores do evento, o congresso é pioneiro em Alagoas com enfoque acadêmico e será aberto para estudantes de todos os cursos. "Pretendemos mostrar para o estudante da nova geração como é importante usar a tecnologia a favor da prática. Queremos instigar o aluno a entender esta temática da telemedicina, que está cada vez mais popular", destacou.

Segundo ele, será uma experiência única e inédita para estudantes, docentes, coordenadores, servidores e demais interessados da sociedade em geral. A programação contará com palestrantes locais, nacionais e internacionais. "Será aberto para estudantes da área da saúde do Cesmac, Ufal, Unima. Teremos inclusive um minicurso imersivo de telemedicina com uma médica alagoana residente de Oftalmologia em São Paulo", completou Matheus Cardoso.

Ele ressalta que a Uncisal tem saído na frente. Matheus Cardoso lembrou que o Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal (Cedim) já trabalha com o telelaudo, que é uma prática teleassistencial e que contribui muito para os usuários do SUS.

Para o pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, George Souza, um dos pilares do ensino superior moderno é a inovação tecnológica, e hoje a política institucional da Uncisal é colocar a universidade no trilho tecnológico, nas novas tecnologias em saúde, telessaúde e como levar a saúde para toda a população. "É um avanço importante para a Uncisal abrir essas discussões de como fomentar as novas tecnologias voltadas para a saúde, de forma abrangente para todos os cursos. O mundo evoluiu e queremos proporcionar aos nossos alunos acesso a esse conhecimento, melhorar ainda mais a formação dos nossos estudantes com a nova realidade", afirmou o pró-reitor.

A inscrição é gratuita, apenas com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis. A programação completa e a inscrição para o evento pode ser realizada no link: doity.com.br/1-congresso-de-telemedicina-e-inovacao-tecnologica.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL