PREFEITURA SANTANA

Projeto Samu nas Escolas realiza mais uma ação em Maceió

Além de noções sobre primeiros socorros, estudantes foram conscientizados sobre os males causados pelos trotes

Por Arnaldo Santtos / Ascom Sesau em 29/09/2023 às 19:42:42
Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

Com o objetivo de discutir os malefícios dos trotes e repassar noções básicas de primeiros socorros para estudantes das redes pública e privada do ensino básico e médio, acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social realizaram, nesta sexta-feira (29), mais uma ação do Projeto Samu nas Escolas. Desta vez a iniciativa ocorreu na Escola Kadosh Kids, localizada na Rua José Gonzaga de Almeida, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió.

O Projeto Samu nas Escolas é um exemplo de promoção de saúde e realiza sempre a articulação entre a instituição e a comunidade escolar, com o propósito de disseminar atitudes e práticas de conscientização, prevenção e assistência. Isso porque os estudantes e professores poderão ser instrumentos capazes de salvar vidas, seja evitando os trotes ou atuando em casos que seja necessário aplicar as técnicas de primeiros socorros.

Além de engasgos e fraturas, os alunos também foram instruídos sobre como agir nos casos de queimadura, choque elétrico, além dos motivos de não passar trotes. No final das aulas, os alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer uma ambulância do Samu.

"O Samu nas Escolas tem contribuído, efetivamente, para reduzir o índice de trotes, e isso é um ganho significativo para agilizar os serviços que são prestados à população", enfatizou o coordenador da Central Maceió do Samu, médico Jhonat Silva.

Quem gostou bastante dos conteúdos apresentados pelos acadêmicos do Samu nas Escolas foi a aluna Thamilla de Lima, 10 anos. Ela afirmou que aprendeu muito sobre como ajudar uma criança ou um adolescente que se engasga ou sofre uma fratura. "Vou colocar em prática tudo que aprendi", destacou. Para a diretora pedagógica da Escola Kadosh Kids, Pollyana Correia, trazer conhecimento sobre os primeiros socorros de forma lúdica, ou seja, em que as crianças e adolescentes entendam, rapidamente, o conteúdo, foi muito gratificante. "Espero que a equipe volte outras vezes", salientou.


O Projeto

O Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em que participam também acadêmicos do Centro Universitário Cesmac, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário de Maceió (Unima) e Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ). Para isso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu capacitou 38 acadêmicos dos cursos de serviço social, enfermagem e medicina para repassarem informações sobre os primeiros socorros aos alunos das escolas, sob a supervisão dos profissionais do Samu.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o projeto Samu nas Escolas é fundamental para conscientizar os estudantes sobre os males causados pelos trotes. "Todas as vezes que os socorristas recebem um chamado, via telefone, eles saem da Central ou da Base Descentralizada com o propósito de salvar vidas. Se a ocorrência for falsa, o tempo perdido no deslocamento poderá comprometer o socorro a quem realmente precisa. Por isso a relevância deste projeto na conscientização contra os trotes", enfatizou.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL