PREFEITURA SANTANA

Inep publica lista final dos aprovados no Revalida 2023

Processo foi concluído por 930 médicos

Por Fabíola Siminbú - Repórter da Agência Brasil - Brasília em 09/10/2023 às 19:03:25
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep) publicou no DiĂĄrio Oficial da União desta segunda-feira (9) a relação final com os nomes dos profissionais aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira 2023 (Revalida). O processo reuniu profissionais que realizaram a primeira etapa do exame nas duas edições de 2022 e na primeira edição deste ano.

Foram aprovados 930 médicos na prova de habilidade clĂ­nica, realizada na segunda etapa do Revalida e concluĂ­ram todo o processo, como a indicação de uma universidade brasileira para a revalidação do diploma e apresentação dos documentos exigidos pela instituição de ensino. Inicialmente foram 1.913 inscritos na etapa prĂĄtica.

Segundo o Inep, as duas etapas, teórica e prĂĄtica, avaliam as habilidades e conhecimentos dos médicos a partir dos princĂ­pios e necessidades do Sistema Único de SaĂșde (SUS). São analisadas as competĂȘncias em cinco ĂĄreas da medicina: clĂ­nica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrĂ­cia; pediatria e medicina da famĂ­lia e comunidade.

Na primeira etapa são aplicadas provas teóricas, objetiva e discursiva e, na segunda etapa, os profissionais passam por dez estações avaliativas onde precisam cumprir um Padrão Esperado de Procedimentos (PEP). Este ano, os exames prĂĄticos foram aplicados em Belo Horizonte, BrasĂ­lia, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São LuĂ­s e Uberlândia (MG).

Todo o processo é baseado na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina e normativas associadas, além da legislação profissional brasileira.

De acordo com a portaria do Inep, a lista com os nomes dos profissionais aprovados por meio de processo judicial serĂĄ publicada em outra data.

Edição: Fernando Fraga

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL