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Mais de 80% dos alunos de licenciatura estão em cursos a distância

AgĂȘncia Brasil conversou sobre o tema com estudantes e especialistas

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro em 11/10/2023 às 10:14:24
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BrasĂ­lia (DF), 10/10/2023, O presidente do CNE, Luiz Curi, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep), e o professor Carlos Moreno, durante apresentação dos resultados do Censo da Educação Superior 2022. Foto: Antônio Cruz/AgĂȘncia Brasil

Instituições

O Brasil registrou 2.595 instituições de educação superior, em 2022, sendo 1.449 instituições privadas com fins lucrativos, 834 privadas sem fins lucrativos, 133 estaduais, 120 federais e 59 municipais. O nĂșmero é um pouco maior que o de 2021, quando foram cadastradas 2.574 instituições.

Segundo o Censo, 41% das instituições possuem até 300 alunos e detém apenas 1% das matrĂ­culas de graduação. A rede privada conta com mais de 7,3 milhões de alunos, o que garante uma participação de 78% do sistema de educação superior.

Censo

Realizado anualmente pelo Inep em parceria com as instituições de educação superior que oferecem curso de graduação no Brasil, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do paĂ­s sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação especĂ­fica, bem como sobre seus alunos e docentes.

Todas as instituições de ensino devem responder ao Censo, sob risco de serem impedidas de aderir a iniciativas do Poder PĂșblico. A instituição que não preenche o Censo fica impossibilitada de participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participar dos programas de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NĂ­vel Superior (Capes) no ano seguinte.

O objetivo da pesquisa estatĂ­stica é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendĂȘncias da educação superior brasileira, assim como guiar as polĂ­ticas pĂșblicas do setor. Também contribui para o cĂĄlculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatĂ­sticas.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

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