PREFEITURA SANTANA

Prevenção: Sesau realiza dia D de Multivacinação para ampliar cobertura no Estado

Ação foi sediada na Clínica da Família do Benedito Bentes, situada no Conjunto Aprígio Vilela, parte alta de Maceió

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau em 11/10/2023 às 19:40:57
 Olival Santos / Ascom Sesau

Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) promoveu o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação nesta quarta-feira (11), na Clínica da Família do Benedito Bentes, situada no Conjunto José Aprígio Vilela. Durante a cerimônia, que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, crianças e adolescentes menores de 15 anos tiveram a oportunidade de atualizar a caderneta de vacina.

Acompanhado da mãe, Rochane Avelino, o pequeno Silas Daniel, de 9 anos, tomou a vacina contra a Influenza, que protege contra a Gripe H1N1, H3N2 e Influenza B. Após receber a dose do imunizante, o garoto ressaltou: "Não doeu nada!".

A mãe de Silas Daniel, que reside no Conjunto Aprígio Vilela, relatou que ficou sabendo da Campanha por meio dos vizinhos e resolveu comparecer à Clínica da Família. "Faltava uma vacina para meu filho e hoje aproveitei para trazer ele e atualizar a caderneta de vacina", salientou.

A empresária Rita de Cássia Silva também aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação dos sobrinhos Enzo Silva, de 4 anos, e Maria Sofia Silva, de 8 anos. "Sou a dona do circo que está aqui na região e soube que hoje teria vacinação aqui na unidade. Por isso, decidi trazer meus sobrinhos para vacinar. O Enzo necessitava tomar quatro vacinas e Sofia uma", relatou.

Momento Importante

O secretário de Estado de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do dia D da Campanha de Multivacinação. "Esse momento é muito importante, pois convidamos as crianças e os adolescentes menores de 15 anos para se vacinarem. É essencial que todos tenham as cadernetas de vacinação em dia, pois as vacinas fazem com que as doenças que já foram erradicadas não retornem", enfatizou o gestor da saúde estadual.

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 30 de setembro e segue até o dia 14 de outubro. Todas as vacinas de rotina estão disponíveis para o público-alvo. Além da BCG, é possível se imunizar contra a Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH) e Meningocócica C (conjugada). Também estão disponíveis os imunizantes contra a Febre Amarela, o HPV quadrivalente, bem como a dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY, Tríplice Viral e DTP (tríplice bacteriana).

A gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Sesau, enfermeira Waldineia da Silva, ressaltou a importância dos responsáveis em manter atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. "O principal objetivo da campanha é evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis, a exemplo da poliomielite e tétano. Por isso, solicitamos que os pais ou responsáveis busquem uma unidade de saúde mais próxima, portando a caderneta de vacinação, para que o profissional de saúde avalie qual o imunobiológico necessita ser administrado", enfatizou.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL