PREFEITURA SANTANA

Saúde recebe defensores públicos e reafirma plano para zerar fila de espera de pacientes com câncer

Plano é o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pessoas que sofrem aguardando atendimento pelo SUS

Por Suely Melo / Ascom Sesau em 17/10/2023 às 20:05:23
Olival Santos / Ascom Sesau

Olival Santos / Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, recebeu, nesta terça-feira (17), os defensores públicos estaduais Carlos Eduardo Monteiro e Ricardo Fortes Melro para reafirmar as diretrizes do Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer, em apoio à Prefeitura de Maceió. A iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer, e tem o objetivo de zerar a fila de pacientes que aguardam por assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nas Clínicas da Família serão realizadas imediatamente consultas de triagem, caso os pacientes tenham diagnóstico suspeitos ou confirmados. Já no Hospital da Mulher (HM), serão ampliados os consultórios oncológicos por meio de consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia. No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que já realiza consultas de triagens hemato-oncológicas, será reforçada a estrutura para as consultas.

Com relação aos exames de imagens, o Estado de Alagoas vai ofertar exames específicos. No HM serão ofertados exames de biópsia de colo de útero e mama, mamografia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) haverá exames de colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital do Coração Alagoano serão realizadas as ressonâncias.

Já o Hospital Regional da Mata (HRM) realizará exames de tomografias e ultrassonografias, e no Hospital Regional do Norte (HRN), biópsia da próstata, colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. O Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim), da Universidade Estadual de Ciências da Sesau de Alagoas (Uncisal), também fará parte do plano, ofertando biópsias de próstata e tireoide, mamografia e ultrassonografia.

O Centro de Patologia Médico e Laboratorial (CPML) fará todas as análises patológicas dos exames coletados na rede hospitalar relacionados às biópsias e os exames laboratoriais de marcadores tumorais. Além disso, o Hemoal dará suporte hemoterápico, biópsia de medula e mielograma.

Em relação a cirurgias, a rede Filantrópica Habilitada de Alta Complexidade, por meio do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), irá ampliar e ofertar apoio e cooperação técnica, além de reforço da equipe médica e dos leitos clínicos e ressonância com contraste. Na rede pública estadual, as cirurgias ginecológicas e de mama serão feitas no HM, e as de cabeça e pescoço e neuro, no HMA. A quimioterapia e a radioterapia são de competência única e exclusiva dos prestadores habilitados, sob gestão plena do município.

Reunião importante

"Uma reunião bastante importante com a presença dos doutores Ricardo e Carlos para buscarmos juntos equalizar essas soluções. Isso porque o plano contempla desde as consultas até as cirurgias, além dos tratamentos quimio e radioterápicos, que vão ser feitos pelos municípios", explicou Gustavo Pontes de Miranda. Já o defensor Ricardo Melro defendeu a participação de outras esferas do pode público nessa luta. "A Secretaria de Estado da Saúde está enfrentando essa lista, formada ao longo de seis meses. Maceió também precisa participar efetivamente para buscar o tratamento desses pacientes que estão na espera", disse.

A perspectiva do plano é que ele seja consolidado no prazo máximo de 180 dias. "Gostaria de parabenizar o secretário [Gustavo Pontes de Miranda] por abrir as portas da Sesau para trazer soluções de forma conversada, consensuada e, com isso, assegurando as melhores soluções para a população. Saímos daqui com uma expectativa muito boa", afirmou o defensor público-geral, Carlos Eduardo Monteiro.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL