PREFEITURA SANTANA

Catorze alunos da rede estadual são premiados no Concurso de Redação da Esmal

Evento aconteceu nesta sexta-feira (20) no auditório da Esmal

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc em 20/10/2023 às 20:40:10
Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Catorze estudantes da rede estadual de ensino foram premiados no Concurso de Redação da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (20), no Auditório da Esmal, e contou com a presença de alunos e professores da rede pública de ensino. Este ano o tema da redação foi "Sou cidadão: conheço, debato e exerço os meus direitos em sociedade".

Na ocasião, foram premiados estudantes das escolas estaduais Silveira Camerino, Princesa Isabel, Mário Broad, Anaías de Lima e Edmilson Pontes. Cada unidade teve três alunos premiados com mochilas e kits escolares e os autores das redações que ficaram em 1º lugar receberam ainda um tablet. Também houve premiação para o professor orientador e para a escola com melhor pontuação no concurso.

"Essa parceria com a Esmal é muito importante pois permite aos nossos alunos serem protagonistas e adquirirem ainda mais conhecimento para o exercício da cidadania. Vê-los conquistar o mundo faz tudo valer a pena", afirma a secretária especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino, que, na ocasião, representou a Seduc no evento.

O concurso de redação é uma das ações do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), o qual realiza uma série de atividades para a discussão e o debate de temas relativos à cidadania com estudantes de escolas estaduais e municipais de Maceió. "Este ano o concurso está em sua décima edição e contou ainda com o apoio do Sesi/Fiea, o qual elaborou a prova e ainda contribuiu com a doação de 17 tablets para estudantes e professores", informa a coordenadora do programa, a juíza Carolina Valões.

PROTAGONISMO

Estudantes e professores premiados destacaram a importância da premiação e a visibilidade que a mesma traz para suas escolas. "Estou muito feliz, estudei bastante e me sinto honrado por ser um dos premiados", diz Semaías Eliel dos Santos, aluno da redação vencedora na Escola Estadual Silveira Camerino. "Já tinha uma familiaridade com o tema e com as atividades do programa e, com o apoio da nossa eletiva de redação, consegui me preparar ainda melhor. Sou grata ao nosso professor Fernando", conta a estudante Vitória Juliana Lopes, cuja redação ficou em primeiro lugar na Escola Estadual Edmilson Pontes.

Aluna do 9º ano da Escola Estadual Mário Broad, Jasmin Neves teve redação nota 10 e disse que o programa trouxe um aprendizado que levará para toda a vida. "No início achei o tema da redação difícil, mas atividades como o Jovem Juiz, Cine Esmal me ajudaram a desenvolver melhor meu texto. Foi uma experiência muito rica e na qual aprendi muito", revela a garota.

Diretor da Escola Estadual Anaías de Lima, que teve a melhor média do concurso, Sivaldo Lima destaca que a premiação fortalece a comunidade escolar. "Tivemos 32 alunos participando do concurso. Vê-los sendo protagonistas e tendo destaque traz uma visibilidade positiva para a nossa comunidade", destaca o gestor.

PREMIADOS

Confira abaixo a lista dos premiados da rede estadual no Concurso de Redação da Esmal:

Escola Estadual Edmilson Pontes

1º – Vitória Juliana Lopes Felismina

2o – Ester Gabriella da Silva Santos

3o – José Hewerton dos Santos Silva

Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino

1º- Semaías Eliel dos Santos da Silva

2º – Kauan Araújo da Silva

3º – Carla Miakele Nascimento da Silva

Escola Estadual Princesa Isabel

1º- Mateus Feijó Monteiro Lins

2º- Grazielle de Lima Cavalcante Saraiva

3º- Mayara Barel Gomes

Escola Estadual Mário Broad

1º- Jasmin Neves de Melo

2º Emilly Gabriele Santos da Silva

3º Adenoaldo Fernandes de Oliveira Silva Cruz

Escola Estadual Anaías de Lima

1º- Ana Gabriela Correia dos Santos

2º- Emmyle Vitória Gomes da Silva

3o – Luiza Tayná Fagundes da Silva

Professora orientadora

Ana Maria Correia de Araújo – Escola Estadual Mário Broad

Escola Estadual com maior média no Concurso de Redação

Escola Estadual Anaias de Lima

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL