PREFEITURA SANTANA

Sala LilĂĄs do HGE presta assistĂȘncia as mulheres vĂ­timas de violĂȘncias domĂ©sticas e crianças negligenciadas

Desde o inĂ­cio, neste segundo semestre, 57 cidadãos precisaram do acolhimento multidisciplinar

Por Thallysson Alves em 09/11/2023 às 16:51:28
Thallysson Alves

Thallysson Alves

Desde a sua inauguração, em julho deste ano, a Sala LilĂĄs do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, assistiu 57 cidadãos, em sua maioria mulheres com idades até 50 anos, vítimas de violĂȘncia doméstica. Os casos de crianças vítimas de negligĂȘncia dos seus responsĂĄveis também tĂȘm sido frequentes, cabendo aos profissionais, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, realizarem o acolhimento e acionarem os órgãos e instituições necessĂĄrios.

A gerente da Rede de Atenção às ViolĂȘncias (RAV), Thaylise Nunes, explica que o serviço foi criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Portaria/Sesau nÂș. 2.814, de 30 de julho de 2018 e atualizada no dia 28 de setembro de 2020, pela Portaria/Sesau nÂș. 5.857. Ela foi constituída com o objetivo de estruturar, de forma descentralizada, uma rede intra e intersetorial, agregando serviços voltados ao acolhimento e atendimento integral e humanizado às vítimas de violĂȘncia.

"Começamos no Hospital da Mulher Dr.ÂȘ Nise da Silveira e fomos estendendo os nossos braços para outras unidades de saúde, para delegacias e penitenciĂĄrias. Também temos uma unidade na RodoviĂĄria de Maceió, onde a população pode buscar ajuda com profissionais qualificados para acolher e viabilizar os devidos encaminhamentos para proteção, garantia de direitos e promoção de bem-estar", explicou a gerente.

Capacitação

No HGE, a Sala LilĂĄs, além de realizar a sua atribuição, jĂĄ promoveu ações de capacitação sobre a temĂĄtica aberta para todos os servidores da maior unidade de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia de Alagoas. Isso porque, a unidade é porta de entrada para os traumas, entre eles a agressão física, agressão por arma de fogo, agressão por arma branca e agressão sexual.

"Durante a abordagem, a identificação da vítima é preservada. Nós viabilizamos todos os serviços de saúde necessĂĄrios, incluindo alguns específicos para os casos de abusos sexuais. A nossa atuação prima pela transversalidade de serviços e ações de órgãos da administração pública do Executivo estadual, em especial, da Saúde, AssistĂȘncia Social, Educação e Segurança Pública, além da integração com o Tribunal de Justiça de Alagoas, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública do Estado e outros representantes da sociedade civil e conselhos de direito", acrescentou a assistente social Thamires Melo.

O fato de ter profissionais voltados para deliberar cada caso dentro do HGE, com um olhar preciso, é um grande avanço do Governo de Alagoas. O diretor administrativo do HGE, Marcelo Casado, acredita que a Sala LilĂĄs é mais um serviço que agrega mais qualidade à assistĂȘncia, jĂĄ reconhecida pelos alagoanos por seu potencial técnico e resolutivo.

"No HGE, temos um psicólogo e uma assistente social todos os dias prontos para atender às vítimas de violĂȘncia, doméstica ou familiar, de forma humanizada. Para ter acesso, basta o nosso profissional da portaria observar a necessidade e sinalizar a equipe, ou o próprio paciente, jĂĄ sabendo do serviço, solicitar essa proteção à sua dignidade", pontuou.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL