PREFEITURA SANTANA

Hemoal recebe doadores de sangue em horĂĄrios especiais no feriado da Proclamação da RepĂșblica

NĂșcleos de Dispensação de Hemocomponentes, entretanto, irão funcionar normalmente para liberar sangue às unidades de saĂșde

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau em 14/11/2023 às 16:27:14
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona em horĂĄrio especial nesta quarta-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República. Em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, os voluntĂĄrios podem se candidatar à doação de sangue das 7h às 12h. JĂĄ em Maceió, as unidades Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), e Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), recebem doações das 7h30 às 17h.

Entretanto, durante todo o dia, as Unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió vão funcionar normalmente para fornecer sangue e hemocomponentes para atender a demanda transfusional. Isso significa que as maternidades e hospitais estarão sendo abastecidos para suprir os pedidos referentes às cirurgias eletivas, aos casos de emergĂȘncia e às urgĂȘncias hematológicas.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, reforça os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntĂĄria de sangue. "Além de estar bem de saúde, o voluntĂĄrio deve ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, e comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação oficial e original com foto", informa.

Verônica Guedes esclarece que os candidatos à doação de sangue devem dormir no mínimo 6 horas na noite anterior e não podem ingerir bebida alcoólica. "No caso das pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento para doar sangue é de 12 meses", enfatiza.

Quanto aos impedimentos definitivos para doar sangue, a diretora do Hemoal explica que as pessoas que jĂĄ tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis, não podem mais doar sangue. "É importante ressaltar que pessoas gripadas, com Covid-19 ou Influenza devem aguardar cessarem os sintomas e, após dez dias, podem se candidatar à doação voluntĂĄria de sangue", pontua Verônica Guedes.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL