PREFEITURA SANTANA

Rio Grande do Sul confirma 53ª morte das chuvas de setembro

Defesa Civil confirmou reconhecimento de corpo encontrado em outubro

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília em 27/11/2023 às 20:14:20
© Mauricio Tonetto / Secom

© Mauricio Tonetto / Secom

Quase três meses após o Rio Grande do Sul ser atingido pelo que o governo gaúcho classificou como "a maior catástrofe natural" dos últimos 40 anos", o Instituto-Geral de Perícias (IGP) identificou o corpo de mais uma vítima, elevando para 53 o total de mortos já localizados.

A Defesa Civil estadual confirmou o reconhecimento nesta segunda-feira (27), um mês após o corpo ter sido encontrando. Sem citar nomes, o órgão informou que se trata de um bombeiro civil que desapareceu enquanto "estava trabalhando no resgaste às vítimas na cidade de Muçum [foto em destaque]".

Segundo a Polícia Civil, em Muçum, ao menos três pessoas foram dadas como desaparecidas em consequência das chuvas intensas do início de setembro: o bombeiro voluntário Alciano Bianchi, 38 anos; a professora aposentada Beatriz Maria Pietta, 72, e Deoclydes José Zilio, 94. Até a publicação desta reportagem, os três nomes continuavam constando na lista de desaparecidos do site da Polícia Civil.

Além de duas pessoas ainda desaparecidas em Muçum, os bombeiros seguem tentando localizar outras três pessoas em Arroio do Meio; Lajeado e Muçum.

Após o ciclone extratropical do início de setembro, o Rio Grande do Sul foi atingido por seguidos fenômenos climáticos que causaram mais mortes e prejuízos. De acordo com a Defesa Civil estadual, só entre 15 de novembro e o início desta tarde, foram registrados outros cinco óbitos.

Duzentos e vinte e uma cidades gaúchas reportaram algum tipo de ocorrência, como alagamentos, deslizamentos ou inundações. Em todo o estado, o total de pessoas afetadas direta ou indiretamente pelas consequências das chuvas já supera 673 mil.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL