PREFEITURA SANTANA

Secret√°rio de Estado da Sa√ļde convoca reunião do Comit√™ Operativo Emergencial

COE avalia as estrat√©gias emergenciais na Sa√ļde P√ļblica, diante do risco de colapso em mina da Braskem

Por Mary Landim / Ascom Sesau em 01/12/2023 às 14:33:46
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

O Secret√°rio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, convocou, nesta quinta-feira (30), uma reunião do Comit√™ Operativo Emergencial (COE) para discutir estratégias emergenciais visando fortalecer o sistema de saúde em face do risco iminente de colapso em uma das minas da Braskem, no bairro Mutange.

O encontro contou com a presença dos secret√°rios executivos de Regulação e Gestão, Igor Montteiro; de Ações de Saúde, Guilherme Lopes; e de Vigil√Ęncia em Saúde, médico Marcos Holanda. Participaram ainda a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urg√™ncia (Samu) Maceió; a diretora do Hemoal, Verônica Guedes; e integrantes de √°reas técnicas que promovem a saúde em todo estado.

A equipe técnica avaliou todas as medidas necess√°rias que devem ser tomadas pela Sesau, que inclui a rede hospitalar própria e suplementar, da assist√™ncia de urg√™ncia e emerg√™ncia, assim como a hemorrede. "O governador Paulo Dantas solicitou que todas as pastas unissem esforços, para que os órgãos estejam preparados diante do colapso da mina da Braskem. O Comit√™ Operativo Emergencial tem a missão de assegurar toda infraestrutura de saúde necess√°ria para à população. Com trabalho para desenvolver o estado e coração para cuidar das pessoas", destacou o gestor da saúde estadual.

O secret√°rio reforçou ainda o compromisso do Governo Estadual em fornecer todo o suporte necess√°rio para enfrentar os desafios de saúde pública, garantindo o atendimento à população, com profissionais e parceria com os demais órgãos envolvidos, buscando uma abordagem colaborativa para lidar com a situação, caso seja necess√°rio.

As discussões do COE também contaram com a participação do reitor da Universidade Estadual de Ci√™ncias da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique de Oliveira Costa; da diretora-geral Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), Derivalda Andrade e da diretora médica da unidade hospitalar, Valéria Mendes Pastor.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL