PREFEITURA SANTANA

Antes de viajar neste Natal e Ano Novo, cheque vacinação e monte o kit de primeiros socorros

Deixe para trĂĄs a automedicação, a negligĂȘncia com a saĂșde e situações de riscos para acidentes

Por Thallysson Alves/ Ascom Sesau em 21/12/2023 às 13:34:04
Thallysson Alves/ Sesau

Thallysson Alves/ Sesau

Se estĂĄ pensando em viajar nas festas de fim de ano, então considere a necessidade de se prevenir contra acidentes e infecções. Mas se ocorrer um susto, é importante saber como agir em momentos de tensão, principalmente quando se estĂĄ em locais mais distantes dos centros urbanos.

A enfermeira Alline Pimentel, do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, reforça a necessidade de checar a atualização das vacinas, observar o estoque de medicações de rotina e a montagem de um kit de primeiros socorros. "Natal e Ano Novo motivam muita gente a sair de casa para viver esses momentos junto às pessoas que acham importantes. E quando essas datas caem próximas ao fim de semana, o feriadão é uma tentação para a extensão do lazer. Então hĂĄ quem pense em curtir a praia, passear na lagoa, se esconder no campo, se divertir no rio, ou retornar para aquela cidade onde estão os entes queridos. Só que, para evitar sustos, é importante tomar algumas atitudes de prevenção", argumentou a enfermeira.

A primeira de todas é observar se as condições de saúde das pessoas que irão viajar estão seguras para o deslocamento. Se existem sintomas gripais ou qualquer outro desconforto que possa indicar que algo no organismo não estĂĄ funcionando bem. Caso isso esteja acontecendo, o melhor é buscar atendimento médico nas unidades de referĂȘncia, que pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser as Unidades BĂĄsicas de Saúde (UBS) e de Pronto Atendimento (UPA).

"Se estĂĄ tudo bem, então vamos para a segunda parte. Como serĂĄ essa viagem? De carro? De ônibus? De avião? HĂĄ o risco de que alguém fique enjoado durante o percurso? É importante considerar o que pode acontecer durante esse tempo. Recomendamos que todos levem a sua ĂĄgua, o seu próprio lanche, preferencialmente frutas devidamente conservadas; e se for preciso considerar uma medicação, que o seu uso seja orientado após a consulta com o médico", orientou Alline Pimentel.

É que a dor de cabeça, o enjoo, a tontura e outros desconfortos são sintomas de vĂĄrias doenças, algumas delas com consequĂȘncias graves, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Infarto Agudo do MiocĂĄrdio (IAM). Então, é importante não negligenciar ou mascarar o sintoma e eliminar a automedicação, uma vez que o uso de medicamentos sem prescrição médica pode causar reações alérgicas, intoxicações, resistĂȘncia aos remédios, dependĂȘncia e até a morte. Mas é muito bem-vinda a montagem de um kit de primeiros socorros com materiais para curativos (antisséptico, algodão, gaze, bandagens adesivas e pomada analgésica), termômetro, aferidor de pressão, medidor de glicose e alguns remédios jĂĄ recomendados pelo seu especialista, como antitérmicos, analgésicos, antialérgicos, relaxante muscular e repositor de flora intestinal", acrescentou a enfermeira do HGE.

Perfil assistencial

O HGE funciona 24h e permanecerĂĄ com as portas abertas durante todo o período festivo. Entretanto, os casos menos graves devem receber o primeiro atendimento na unidade de saúde mais próxima, qualificadas para tratar e estabilizar o seu paciente. JĂĄ menores e adultos com ferimentos mais graves causados por arma de fogo, arma branca, agressão corporal, queda de altura podem buscar a assistĂȘncia médica direto na maior unidade de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia de Alagoas.

"Estaremos com equipes de plantão para manter os nossos serviços em funcionamento. Entretanto, aconselhamos a todos que adotem hĂĄbitos que possam prevenir os acidentes casuais, os acidentes de trânsito, os acidentes de trabalho e que possam eliminar a violĂȘncia. Isso irĂĄ contribuir para que o Natal e o Réveillon de todos sejam mais felizes", reforçou o diretor do HGE, Fernando Melro. LEGENDAS: FOTO 1 -

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL