PREFEITURA SANTANA

SUS irá incorporar a vacina contra dengue em 2024

Imunizante será oferecido inicialmente em regiões consideradas críticas

Por Fabiano Di Pace com informações do MS em 27/12/2023 às 15:04:15
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), anunciou que o imunizante contra dengue será incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do ano de 2024. A vacina, que tem eficácia comprovada, será inicialmente disponibilizada em regiões consideradas críticas em número de casos da doença e, posteriormente, será ofertada em larga escala, quando, então, chegará a Alagoas.

O MS divulgou que estão previstas a distribuição de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro, sendo a definição das estratégias de vacinação divulgadas na primeira quinzena do próximo ano. O esquema vacinal é composto por duas doses, sendo destinada a pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.

O imunizante, que recebeu o nome Qdenga, tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus. A vacina é aprovada para a prevenção da dengue nos países da União Europeia (UE)/Espaço Económico Europeu (EEE) - incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha. Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas.

"O Ministério da Saúde avaliou a relação custo-benefício e a questão do acesso, já que em um país como o Brasil é preciso ter uma quantidade de vacinas adequada para o tamanho da nossa população. A partir do parecer favorável da Conitec [Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS], seremos o primeiro país a dar o acesso público a essa vacina, como um imunizante do SUS", ressaltou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Esperança

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o anúncio da incorporação da vacina contra a dengue no Calendário Nacional de Vacinação representa uma grande esperança na luta contra a doença. Isso porque, segundo ele, além das ações de prevenção, que vão desde campanhas educativas sobre medidas sanitárias, passando pela identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a vacina é mais uma forma de proteger a população.

A adição da vacina contra a dengue ao leque de imunizantes que o SUS já oferece representa um esforço do Governo Federal para ampliar a proteção e qualidade de vida de toda a população. Esta iniciativa, que deve ser comemorada e aplaudida por todos, conta com todo o apoio da gestão estadual de saúde e do Governo de Alagoas, através do nosso gestor, o governador Paulo Dantas", destacou Gustavo Pontes de Miranda.

A Doença

A dengue é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Entre os principais sintomas da doença estão febre alta igual ou superior a 38°C, dor no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, além de mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Também podem acontecer erupções e coceiras na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em casos suspeitos de dengue, o paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN/MS), de janeiro a novembro deste ano foram notificados 3.771 casos de dengue, contra 41.192 no mesmo período do ano passado. Com relação aos óbitos, foram três este ano e 21 no mesmo período de 2022.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL