PREFEITURA SANTANA

HGE atende mais de 300 pessoas durante o feriadão de RĂ©veillon

OcorrĂȘncias variaram entre casos clĂ­nicos, acidentes, agressões, queimaduras e tentativas de suicĂ­dio

Por Thallysson Alves / Ascom HGE em 02/01/2024 às 13:15:34
Thallysson Alves / Ascom HGE

Thallysson Alves / Ascom HGE

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, assistiu 311 pessoas durante o feriadão de Réveillon. Foram 155 casos clínicos, 127 acidentes, 21 cidadãos vítimas da violĂȘncia, cinco feridos por queimaduras e trĂȘs tentativas de suicídio. Também foram notificadas 129 altas de internações, 112 internações, 55 procedimentos cirúrgicos e 13 transferĂȘncias.

Dos acidentes, 83 ocorreram no trânsito (46 colisões, 26 quedas de moto, oito atropelamentos, dois envolvendo ciclistas e um capotamento), 43 tiveram motivações casuais e um em local de trabalho. Das pessoas vítimas da violĂȘncia, oito foram por arma de fogo, mais oito por arma branca e cinco por agressão corporal.

O motorista por aplicativo José Maurício Santos Silva, de 46 anos, foi um dos alagoanos que puderam contar com a equipe de plantonistas da maior unidade de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia de Alagoas. Ele lembra que começou a se sentir mal na sexta-feira (29), durante o trabalho, mas somente no dia seguinte buscou atendimento médico em uma unidade de saúde de Marechal Deodoro, cidade onde reside.

"Fizeram um eletrocardiograma e logo suspeitaram de Infarto Agudo do MiocĂĄrdio (IAM). Então decidiram me transferir para o HGE e aqui estou desde o último sĂĄbado [30]. Quando cheguei, fui muito bem recebido. Fizeram mais exames e me internaram aqui na Cardiologia. Estamos aguardando a minha pressão arterial se regularizar para poder fazer o cateterismo", compartilhou José, que é casado e provedor da família.

Ele estĂĄ internado na Unidade de Dor TorĂĄcica (UDT), especializada no tratamento de pessoas com doenças cardiológicas. Caso não contasse com o cuidado especializado, José poderia ter o quadro de saúde agravado, podendo desenvolver sequelas permanentes ou evoluir ao óbito. Contudo, o HGE continua cumprindo com o seu dever de salvar vidas.

"Essa é a nossa missão e o que estamos empenhados a executar com qualidade. Durante o feriadão, todos os serviços estiveram disponíveis para o cidadão que necessitasse da nossa assistĂȘncia. E assim iniciamos mais um ano, um novo ciclo, estimando mais saúde, mais progresso e mais sucesso para todos", desejou o diretor do HGE, Fernando Melro.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL