PREFEITURA SANTANA

Samu treina estudantes de medicina para atendimento pré-hospitalar

Participaram da capacitação 45 alunos do Cesmac

Por Arnaldo Santtos / Ascom Samu em 05/01/2024 às 15:42:23
Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu) realizou, na quinta-feira (4), o primeiro curso do ano para estudantes de medicina do Cesmac, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Maceió. Participaram da instrução Introdutória ao Atendimento Pré-hospitalar 45 acadĂȘmicos de medicina do Centro UniversitĂĄrio de Maceió (Cesmac).

O curso é um preparatório para estĂĄgio obrigatório para estudantes de medicina sobre urgĂȘncia e emergĂȘncia pré-hospitalar, que é oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Samu por meio de convĂȘnio com universidades públicas e privadas.

Pela manhã, os acadĂȘmicos tiveram aulas teóricas, sobre normatização do Sistema Único de Saúde (SUS), criação e regulamentação, através da constituição de 1988; Central de Regulação: noções sobre o trabalho realizado pelos técnicos auxiliares de regulação médica (Tarms - telefonistas), enfermeiros e médicos; atendimento inicial ao poli traumatizado, segurança da equipe das vítimas na cena da ocorrĂȘncia, especialmente em vias públicas; além da apresentação sobre como serĂĄ realização o estĂĄgio, como relatórios a serem produzidos, notas e avaliações.

À tarde, os acadĂȘmicos tiveram as primeiras aulas prĂĄticas, em trĂȘs Estações de Conteúdo: a primeira sobre Manejo de Materiais dentro de uma ambulância, onde foi discutido o check-list de equipamentos e de medicamentos, cuidados com a vítima e com a equipe, dentro da ambulância. Na Estação Pranchamento e Rolamento de vítimas, principalmente as de acidentes com moto, foram apresentados os cuidados que a equipe deve ter ao abordar e colocar a vítima na prancha e na ambulância. A Estação sobre Vias Aérea em Adultos, Crianças e Adolescentes ensinou como se deve fazer, adequadamente, uma intubação traqueal e quais cuidados os acadĂȘmicos devem ter para realizar os procedimentos com eficiĂȘncia e eficĂĄcia.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu de Maceió, o médico Luiz Antônio Mansur Branco, além das aulas teóricas e prĂĄticas iniciais, os acadĂȘmicos terão estĂĄgios nas unidades de saúde, no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e também na Central de Regulação na sede do Samu, em Maceió.

O estĂĄgio obrigatório para os estudantes de medicina em atendimento pré-hospitalar em urgĂȘncia e emergĂȘncia é fundamental para a formação do médico que quer se especializar nessa ĂĄrea da medicina, por isso a importância do curso, destacou o médico Adriano Belo, Coordenador médico do Samu Maceió.

A coordenadora-geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana destacou que o estĂĄgio sobre atendimento pré-hospitalar móvel de urgĂȘncia e emergĂȘncias oferecido, todo semestre, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Samu, às faculdades de medicina, é uma excelente oportunidade para despertar nos acadĂȘmicos interesse pela ĂĄrea de atuação.

"O curso introdutório teórico-prĂĄtico para capacitação dos internos de medicina no Samu foi extremamente importante porque tivemos a oportunidade de relembrar alguns conceitos, como também para sanar dúvidas, além de aprendermos alguns novos conceitos, como politraumatizados, intubação traqueal, entre outros. Com certeza foi um treinamento bastante rico para melhoria do nosso aprendizado, estamos ansiosos para iniciar o estĂĄgio", disse a acadĂȘmica do 9Âș período de medicina do Cesmac, Ana Klívia Vasconcelos Lacerda.

Participaram como instrutores, os médicos Adriano Belo, Luiz Antônio Mansur Branco, Agatha Prado de Lima e Sandra Gico; os enfermeiros Heubert Guimarães e Tatiana Almeida, além da assessora administrativa Jessyca Gomes.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL