PREFEITURA SANTANA

Polícia Militar inicia nova turma do Curso de Polícia Judiciária

Entre os alunos estão policiais militares, integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil de Alagoas

Por Ascom / PMAL em 05/02/2024 às 17:20:02
Ascom PMAL

Ascom PMAL

Mais uma jornada de aperfeiçoamento e conhecimento tem início na Polícia Militar de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (05), aconteceu a aula inaugural do Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM).

O curso é destinado aos oficiais e subtenente (estes últimos, desde que sejam detentores ou cursando o Curso de Habilitação de Oficiais) da Polícia Militar do Estado de Alagoas, extensivo a coirmãs, sem prejuízo para o caráter didático das instruções. Entre os alunos matriculados estão 61 policiais militares, quatro bombeiros militares e quatro policiais civis.

A palestra inaugural foi proferida pelo major Carlos Cabral de Mello, chefe da subseção de Controle de Mandados e Feitos Judiciais da Seção de Polícia Judiciária Militar da Corregedoria Geral, e teve como tema "A importância da qualificação para a atividade de polícia judiciaria militar". O CPJM

O objetivo do CPJM é especializar o profissional para o desempenho de funções na área de justiça e disciplina, capacitando-o a assessorar seu comandante, orientar o efetivo de sua unidade, decidir, presidir e atuar nos mais diversos processos e procedimentos correcionais.

Com 200 horas-aula, o curso inclui disciplinas como Cidadania e Direitos Humanos, e também Direito Constitucional, Direito Administrativo Disciplinar, Legislação Institucional, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar – estas todas direcionadas à atividade de polícia judiciária militar. O curso inclui ainda avaliação final e atividades como visitas, palestras e treinamentos.

A aula inaugural, que ocorreu no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), foi presidida pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim, acompanhado do subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim. A mesa de honra foi formada ainda pelo diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMAL, coronel Marcos Sampaio; pelo Diretor de Proteção Social (DPS), coronel Carlos Luna; pelo comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), coronel Maciel Pantaleão; pelo coronel Carlos Azevedo, diretor de Logística (DLog) e pelo comandante da APMSAM, tenente-coronel Mário Xavier.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL