PREFEITURA SANTANA

SaĂșde alerta para os riscos da gravidez na adolescĂȘncia e orienta sobre mĂ©todos contraceptivos disponĂ­veis no SUS

Gestação na adolescĂȘncia Ă© uma condição que pode trazer risco de óbito materno e infantil, alĂ©m de comprometer o desenvolvimento do bebĂȘ

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau em 06/02/2024 às 16:57:58
Carla Cleto / Ascom Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau

Tratar a gravidez na adolescĂȘncia sob uma perspectiva preventiva e de atenção integral é um dos focos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Com isso, a pasta orienta a população dos 102 municípios sobre os riscos da gravidez na adolescĂȘncia e sobre os métodos contraceptivos disponibilizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação na adolescĂȘncia é uma condição que eleva as chances de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além da possibilidade de agravamento de problemas socioeconômicos jĂĄ existentes. Para a adolescente gestante, por exemplo, existe maior risco de mortalidade materna. JĂĄ para o recém-nascido, o risco aumenta para anomalias graves, problemas congĂȘnitos ou traumatismos durante o parto.

Segundo a supervisora de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Caroline Leite, a maioria dos casos na gravidez é indesejada, e isso ocorre por falta de informação e falta de apoio das redes familiares e comunitĂĄrias. "Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumenta o risco de óbito materno e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclampsia e depressão pós-parto", explica, ao ressaltar que, no caso de gravidez na adolescĂȘncia, o pré-natal é fundamental.

Carolina Leite ressalta ainda a importância da conscientização dos jovens por meio da educação sexual integral. "É necessĂĄrio que os serviços estejam preparados para falar sobre o assunto. Por isso, por meio do PSE [Programa Saúde na Escola], sempre com o apoio logístico da Sesau, o Estado promove, nos 102 municípios alagoanos, ações educativas que giram em torno da prevenção da gravidez na adolescĂȘncia e da discussão sobre o desenvolvimento afetivo enquanto aspecto inerente ao desenvolvimento da sexualidade", enfatizou.

Métodos Contraceptivos

A camisinha é um dos métodos mais eficazes de impedir uma gestação não programada, além de prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em todo o Estado, a população pode retirar os preservativos, de forma gratuita, em qualquer Unidade BĂĄsica de Saúde (UBS), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).

Outro método contraceptivo disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, que é disponibilizado em alguns municípios e, por meio do Estado, no Ambulatório do Hospital da Mulher (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió. Para ter acesso aos serviços, basta o paciente ir até uma UBS, onde o médico verĂĄ a necessidade de um serviço especializado para fazer o encaminhamento pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg), justificando a necessidade do atendimento.

Ainda no combate às ISTs, para prevenir o Papilomavírus Humano (HPV), vírus responsĂĄvel por desencadear cânceres de colo do útero, vagina, ânus, vulva, além de verrugas genitais, a Sesau, por meio das Unidades BĂĄsicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios, disponibiliza ainda a vacina contra o HPV. O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 9 e 14 anos.

O secretĂĄrio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que o Estado segue firme nas ações de prevenção da gravidez precoce, por meio da garantia do acesso aos métodos contraceptivos. "É nossa obrigação garantir a oferta de métodos contraceptivos para enfrentar a gravidez na adolescĂȘncia. Contudo, essa ação isolada não se reverte na melhor evidĂȘncia para prevenção desse agravo em adolescentes", enfatizou.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL