PREFEITURA SANTANA

TĂ©cnicos da Sesau participam da Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta a EmergĂȘncias em SaĂșde PĂșblica

Evento iniciado nesta terça-feira prossegue atĂ© esta quarta-feira em um hotel no bairro JatiĂșca

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau em 12/03/2024 às 17:50:57
Marco Antônio / Ascom Sesau

Marco Antônio / Ascom Sesau

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) participam, até esta quarta-feira (13), da "Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta às EmergĂȘncias em Saúde Pública". O evento, que foi iniciado nesta terça-feira (12), e tem a promoção do Ministério da Saúde (MS), acontece no Hotel Atlantic Suítes, no bairro Jatiúca, em Maceió.

A oficina busca fortalecer as ações de respostas às emergĂȘncias em saúde pública em Alagoas. Além de gestores e técnicos da Sesau, participam também do evento os órgãos da gestão pública de Alagoas, como Defesa Civil, e das administrações municipais.

O secretĂĄrio executivo de Vigilância em Saúde da Sesau, médico Marcos Holanda, participou da abertura do evento e representou o titular da pasta, o médico Gustavo Pontes de Miranda. Ele enfatizou a importância da oficina para o debate e construção de estratégias que preparem os gestores e técnicos estaduais e municipais para agirem com eficiĂȘncia durante as emergĂȘncias em saúde pública.

"A preparação contra emergĂȘncias em saúde pública envolve diferentes órgãos e múltiplos profissionais. Iniciativas como essa são essenciais para que se criem protocolos de ação e se compartilhem experiĂȘncias exitosas, visando agir com agilidade, eficiĂȘncia e eficĂĄcia durante eventos desta magnitude", destacou o secretĂĄrio executivo de Vigilância em Saúde.

Para a assessora técnica do Ministério da Saúde, Rayana de Castro, a oficina se propõe a fortalecer a integração de unidades como hospitais, centros de vigilância em saúde, defesa civil, forças de segurança e ĂĄreas técnicas das administrações públicas. "Cada ĂĄrea deve agir em harmonia para atuar na detecção e resposta às emergĂȘncias sem saúde pública, que podem ser de origens diferentes, como epidemias e desastres naturais", explicou.

Participante da oficina, a gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, enfermeira Waldinéia Maria da Silva, enfatizou que a colaboração e integração entre as diferentes esferas de atendimento é primordial para o enfrentamento bem sucedido das emergĂȘncias.

"A atuação dos órgãos públicos deve ser rĂĄpida e colaborativa para que qualquer emergĂȘncia seja mitigada de forma técnica, auxiliando a população em suas necessidades. Eventos como essa oficina são importantes para que todos entendam melhor seu papel nessas situações e atuem de forma integrada", reforçou.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL