PREFEITURA SANTANA

SSP discute melhorias na segurança pública com conselheiros de integração comunitários

Evento recebeu as demandas dos conselheiros que representam as regiões atendidas pelas oito Bases Comunitárias

Por Roberison Xavier / Ascom SSP em 13/03/2024 às 17:53:15
Ascom SSP

Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou a primeira reunião trimestral deste ano com os representantes dos Conselhos de Integração Comunitária nomeados em janeiro. O encontro aconteceu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra.

O evento foi coordenado pelo secretário executivo de Gestão Interna da SSP, José Carlos dos Santos, que recebeu as demandas levadas pelos conselheiros que representam as regiões atendidas pelas oito Bases Comunitárias de Segurança em Maceió e Marechal Deodoro.

De acordo com José Carlos, todas as demandas serão direcionadas aos órgãos competentes. "As questões relacionadas a efetivo, ampliação de serviços das forças de segurança pública, combate à criminalidade e reformas em prédios das instituições ligadas à SSP nós iremos pontuar junto às polícias Militar, Civil, Científica e ao Corpo de Bombeiros Militar, para que possamos de forma integrada dar uma resposta o mais rápido possível às comunidades. Já a demandas externas, iremos dialogar com as demais pastas do Governo de Alagoas e também com os órgãos das prefeituras municipais para ajustarmos o que for possível, na medida que consigamos garantir mais segurança para todos", afirmou ele.

Quanto às demandas externas, há exemplos como iluminação precária e pavimentação e ampliação do serviço do Programa Ronda no Bairro, que pertencente à Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev). Durante a reunião, representantes de alguns órgãos já puderam receber as informações diretamente dos conselheiros, mas tudo passará pela oficialização por parte da SSP.

Segundo o chefe de Polícia Comunitária da Segurança Pública, capitão Alex Acioli, essa ação de ouvir os representantes comunitários faz parte da filosofia desenvolvida por Alagoas há mais de uma década e visa ampliar a aproximação das pessoas com as forças de segurança, sendo estas um elo para o desenvolvimento de políticas que garantam mais sossego à população.

"Com base na filosofia de polícia comunitária, o primeiro passo é a identificação de problemas que impactem direta ou indiretamente a segurança dos cidadãos. A partir daí, as equipes se empenham para priorizar e resolver as situações de criticidade que interferem na tranquilidade das pessoas. As parcerias são fundamentais para que tenhamos êxito no trabalho em prol da comunidade", disse o oficial.

Os comandantes das Bases Comunitárias de Segurança também participaram da reunião, que contou ainda com a presença do tenente Rômulo, da Diretoria de Políticas de Prevenção da Polícia Militar; da superintendente de Projetos Sociais da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Leila Moreira; do assessor executivo de Articulação e Gestão Estratégica da Seprev, Anax Bruno; e do secretário de Segurança Cidadã de Maceió, Eduardo Marinho.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL