PREFEITURA SANTANA

Governo implanta Programa Salva Mais Alagoas e inaugura Central de UrgĂȘncia Integrada

Serviço passa a funcionar bairro Shopping Cidade, situado no Farol, em Maceió, integrando o Samu e o CBM/AL

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau em 14/03/2024 às 18:06:41
Marco Antônio / Ascom Sesau

Marco Antônio / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), implantou, nesta quinta-feira (14), o Programa Salva Mais Alagoas, que integra o Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). Para isso, foi inaugurada a Central de UrgĂȘncia Integrada, que passa a funcionar no Shopping Cidade, situado na Avenida Fernandes Lima, em Maceió, onde os dois órgãos irão atuar em conjunto para otimizar a assistĂȘncia pré-hospitalar móvel.

O Programa Salva Mais conta com uma Central de Regulação Única, que concentra em um só local as centrais telefônicas do CBM/AL e do Samu, evitando duplicidade de ações. Mesmo com a união, os números 192 e 193 continuarão existindo e podem ser acionados pela população normalmente.

O secretĂĄrio de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o projeto é um marco para a história da saúde alagoana. Ele destacou, ainda, que a ação só foi possível graças à parceria do governador Paulo Dantas e o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva, que juntos habilitaram os novos hospitais, as UPAs e o Samu.

"A integração é um case de sucesso que jĂĄ vimos em outros estados do Brasil e trouxemos para Alagoas, visando aperfeiçoar os recursos. Alagoas é um dos poucos que possuem cobertura do Samu em todas as regiões do Estado, e que, agora, trabalha integrado com o Corpo de Bombeiros. Hoje, inauguramos a Central de UrgĂȘncia Integrada de Maceió, mas pretendemos expandir o programa para outras regiões do Estado", garantiu o gestor da saúde estadual.

De acordo com a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, a implementação do Programa Salva Mais Alagoas irĂĄ garantir mais agilidade no atendimento pré-hospitalar móvel. Com isso, segundo ela, o tempo resposta dos atendimentos serĂĄ reduzido e as ocorrĂȘncias serão atendidas com maior agilidade e eficiĂȘncia.

"O Programa vai garantir uma eficĂĄcia e rapidez maior nos atendimentos de urgĂȘncia, evitando que duas equipes se dirijam a mesma ocorrĂȘncia, sem necessidade. Também irĂĄ garantir o acionamento correto para o atendimento solicitado, pois se for um atendimento de urgĂȘncia, como um acidente automobilístico, irão o Samu e o CBM/AL juntos. JĂĄ se for um afogamento, os bombeiros serão mobilizados. Às vezes a população não sabe a diferença na hora de ligar e agora não haverĂĄ mais este problema, pois poderĂĄ ligar para o 192 ou 193 e serĂĄ encaminhada a equipe correta que o caso requer", ressaltou.

Também presente à cerimônia, o coronel do CBM/AL, André Madeiro, salientou que a integração entre os órgãos garante o fortalecimento da assistĂȘncia à população. "Nós possuímos uma capacidade operacional muito grande. Juntando o Samu e o Corpo de Bombeiros iremos ampliar ainda mais, otimizando os serviços, melhorando o tempo resposta e o atendimento à população. E a Central de UrgĂȘncia Integrada é a materialização, evitando duplicidade de ocorrĂȘncia e também otimizando a assistĂȘncia em caso de catĂĄstrofes", frisou.

Ministério da Saúde

Presente à inauguração, o coordenador de UrgĂȘncia do Ministério da Saúde (MS), Felipe Reque, destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e as conquistas da saúde que o Estado vem realizando. "É um imenso prazer estar aqui nesse momento histórico. Temos um secretĂĄrio muito engajado, que estĂĄ sempre presente nas discussões da saúde e, com isso, ele vai conseguir qualificar muito a Rede de UrgĂȘncia dentro do Estado e fortalecer, ainda mais, o trabalho de todos que atuam na assistĂȘncia, salvando muitas vidas nesse processo", destacou.

Reque enfatizou, ainda, que Alagoas servirĂĄ de referĂȘncia para parceria entre o Samu e o Corpo de Bombeiros a nível nacional. "Alagoas jĂĄ tem uma construção muito bonita de cobertura de urgĂȘncia em 100% do Estado e, com o programa Salva Mais, a assistĂȘncia pré-hospitalar móvel no Estado serĂĄ ainda mais qualificada. Essa parceria do Samu e o Corpo de Bombeiro deve ser fortalecida a nível nacional e Alagoas jĂĄ estĂĄ à frente nesta proposta. Com certeza a experiĂȘncia com o programa servirĂĄ como exemplo", disse.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL