PREFEITURA SANTANA

Samu capacita servidores do setor de Nutrição sobre manipulação de alimentos

Objetivo foi atualizar e capacitar os servidores que lidam diariamente com alimentos que são servidos aos profissionais

Por Arnaldo Santtos - Ascom Samu em 19/03/2024 às 17:41:48
Arnaldo Santtos - Ascom Samu

Arnaldo Santtos - Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou, nesta terça-feira (19), uma palestra sobre normas e condutas do copeiro, microrganismos patogênicos na alimentação e manipulação de alimentos. O objetivo foi atualizar e capacitar os servidores que lidam diariamente com alimentos que são servidos aos profissionais que estão de plantão e aos que atuam no órgão nos dois turnos.

Na palestra foram discutidos diversos assuntos com o objetivo de alertar os servidores do Serviço de Nutrição sobre como devem manipular os alimentos para que sejam servidos aos servidores. "A nossa saúde começa pela ingestão de alimentos, e isso ocorre todos os dias, seja em nossa residência ou no ambiente de trabalho, ou seja, nas unidades de saúde como o Samu. Daí a importância da palestra para que os profissionais possam receber uma alimentação adequada", salientou a coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana.

Ainda durante a ação também foi tratada a respeito da higienização adequada e sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), segundo informou a coordenadora administrativa do Samu Maceió, enfermeira Juliana Nunes. "A palestra tratou, também, sobre como os servidores podem contribuir como o manuseio adequado dos alimentos, preservando a qualidade e higienização, além de contribuir com a qualidade de vida dos servidores", frisou.

No ambiente do Setor de Nutrição, principalmente, os servidores devem adotar algumas condutas, dentre elas, as principais são as do cuidado de higienização pessoal, que são unhas bem cortadas, limpas e sem esmalte; cabelos sempre presos e com touca, mãos sanitizadas. O uso adequado dos EPIs, como o avental, sapatos fechados, entre outras recomendações, foram repassadas em forma de dicas", destacou a palestrante, nutricionista do Samu, Amanda Adelino Freitas Dâmaso.

Ela destacou que os principais veículos de contaminação dos alimentos são os equipamentos de uso diário celulares e copos. O próprio ambiente, quando não é higienizado adequadamente, além da água de abastecimentos, além das pragas como moscas e baratas, devem ser motivo de atenção das pessoas que preparam os alimentos.

Também foram discutidas durante a palestra, sobre os tipos de doenças veiculadas por alimentos e doenças transmitidas por alimentos, como frutas, laticínios e sanduíches, pães e semelhantes. A palestra foi de extrema importância, pois apesar de já termos feitos inúmeros cursos e treinamentos, sempre é bom relembrar os assuntos estudados pois quando se fala em saúde o alimento é muito importante e precisa se dá o devido valor", ressaltou a auxiliar de serviços diversos do Samu, Maria Lúcia Figueira Alves Costa.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL