PREFEITURA SANTANA

Secretaria do Meio Ambiente realiza workshop de planejamento sobre o período chuvoso

Evento faz parte da programação da Semana da Água promovida pelo Governo do Estado.

Por Ascom Semarh em 19/03/2024 às 17:45:18
Ascom Semarh

Ascom Semarh

Com o objetivo de integrar as instituições responsáveis pela prevenção em desastres naturais e traçar um panorama do que é esperado para o período chuvoso de 2024, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promove o II Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso 2024, nesta quinta-feira (21), a partir das 9h, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esta é a segunda edição do evento, que em 2023 mostrou-se bastante produtivo ao reunir representantes de orgãos de proteção à vida, especialistas em prevenção em desastres naturais e em hidrometeorologia, que também confirmaram presença para o encontro deste ano.

"O Governo de Alagoas vem investindo na preparação para a quadra chuvosa do Estado, que se inicia no próximo mês, como a inauguração da nova Sala de Alerta, a instalação de novos equipamentos de monitoramento em todas as regiões ambientais, e agora o Workshop, que demonstra o trabalho desenvolvido pelo corpo técnico da Semarh", explicou o secretário Gino César.

O dia será marcado com palestras lideradas pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden/Semarh), que atua no monitoramento das condições climáticas do Estado, e tratarão de diversos temas de interesse público, como monitoramento de secas, segurança em barragens, além de mostrar o panorama sobre a evolução das condições climáticas globais e seu impacto na quadra chuvosa. Também terão exposições orais nas áreas de Climatologia, Geologia e Meteorologia, por especialistas na área.

Dentre os palestrantes confirmados estão o Dr. Walber Mendes Gama, da Geoprojetos, a Dra. Keyla Almeida dos Santos, do Serviço Geológico do Brasil, o capitão Augusto de Moura Neves, do CEPDEC/AL e o Dr. Fabricio Daniel Santos, do ICAT/UFAL, cujas contribuições prometem enriquecer as discussões sobre o tema. Trabalhos intensificados durante a quadra chuvosa

O ano de 2024 em Alagoas já foi marcado por fenômenos climatológicos atípicos, como chuva de raios na capital, além do primeiro tornado registrado no estado, no dia 22 de fevereiro, em Estrela de Alagoas. Este tópico será um dos temas tratados no workshop, em uma das palestras ministradas pelo Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho, que ressalta o trabalho constante da equipe no acompanhamento das condições do clima e seus impactos.

"A Semarh permanece em monitoramento constante das condições hidrometeorológicas no estado, e durante a quadra chuvosa, esses trabalhos se intensificam. Há sempre pelo menos um meteorologista da Sala de Alerta operante, 24 horas por dia, acompanhando intensidade e volume das chuvas, seus impactos sobre os corpos hídricos estaduais e também emitindo avisos e alertas para as autoridades e população, caso haja necessidade", informou Pinho.

Com a realização do workshop, a Spden/Semarh mostra o cuidado com a população alagoana, proporcionando uma preparação e antecipação para possíveis cenários de desastres naturais. Ao reunir gestores públicos, órgãos de proteção, como o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual e Municipais, o evento visa fornecer informações que auxiliarão na estratégia para maior enfrentamento sobre a quadra chuvosa. O foco principal é garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos, enfatizando a importância da prevenção na preservação de vidas.

Serviço:

II Workshop de Planejamento e Projeção para o período chuvoso 2024 de Alagoas

Data: 21/06/2024

Horário: 9h
Local: Salão Aqualtune - Palácio República dos Palmares

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL