PREFEITURA SANTANA

SSP inicia curso de atendimento pré-hospitalar tático para profissionais da segurança pública

Trinta agentes públicos serão qualificados para atuar como multiplicadores de atendimento especializado em cenários de risco

Por Roberison Xavier / Ascom SSP em 25/03/2024 às 14:28:55
Igor Lessa/Ascom PMAL

Igor Lessa/Ascom PMAL

A Chefia de Ensino Integrado da Secretaria de Estado da Segurança Pública deu início, na manhã desta segunda-feira (25), à primeira edição do curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático) para profissionais que atuam nas forças policiais e salvamento de Alagoas.

Durante duas semanas, trinta agentes públicos receberão instruções para uma abordagem diferenciada no atendimento pré-hospitalar em cenários de risco elevado, que envolve confrontos armados. Eles se tornarão multiplicadores da doutrina especializada durante situações emergenciais.

De acordo com a chefe de Ensino da SSP, major Joyce Bezerra, o principal objetivo da capacitação é salvar vidas. "O curso vai fornecer noções básicas, por meio de treinamentos e instruções, para que os profissionais executem manobras e procedimentos emergenciais primários e adequados à minimização do trauma e os efeitos dele e ajudem os próprios colegas diante das necessidades que surgirem nas ocorrências. Nós esperamos que não haja essa necessidade, mas tenho certeza que os senhores vão poupar muitas vidas com os conhecimentos que vão ser adquiridos durante o curso", afirmou a oficial.

Na aula inaugural do curso, o assessor de Governança da SSP, Alexandre Galvão, que será um dos instrutores, também enalteceu a importância do curso. Ele reforçou que o conhecimento adquirido poderá não só ajudar a salvar a vida dos colegas, mas também de outras pessoas próximas no dia a dia.

"Ele vai servir para todo tipo de situações emergenciais em atendimento. Até num acidente doméstico, onde sabemos que a rapidez pode estabelecer o sucesso do socorro. Neste curso, os discentes poderão aprender como evitar uma possível perda ou ao menos aumentar as chances de possibilidades de evitar a perda", disse ele.

O assessor de Governança também falou do investimento que está sendo destinado pela SSP para a qualificação profissional. "Estamos destinando R$ 1,2 milhão para o APH-Tático, R$ 300 mil apenas para o curso de multiplicadores. A ideia é que tenhamos um equipamento individual para cada um dos agentes das forças de segurança e nas viaturas um kit completo para que a gente não fique só com o conhecimento na teoria, mas tenha os meios para poder colocá-lo em prática", concluiu Alexandre.

Dos trinta alunos, 15 são policiais militares, oito policiais civis, quatro policiais penais e três são bombeiros militares. Entre os instrutores, estão integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Ministério Público do Trabalho de Alagoas..

Também participaram da aula inaugural o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira; o comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, tenente-coronel Mário Xavier; e a perita-geral da Polícia Científica, Rosana Coutinho.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL