PREFEITURA SANTANA

Edição 2024 do projeto Samu nas Escolas Ă© iniciado em instituição de Maceió

Ação educativa visa conscientizar sobre os males dos trotes e ensinar como prestar os primeiros socorros

Por Arnaldo Santtos / Ascom Samu em 25/03/2024 às 14:33:54
Larissa Sátiro / Ascom Samu

Larissa Sátiro / Ascom Samu

O Projeto Samu nas Escolas deste ano foi iniciado na sexta-feira (22), na escola Marilucia Macedo dos Santos, no bairro Jacintinho, em Maceió. O objetivo da ação é conscientizar crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio sobre os malefícios dos trotes para o número 192, além de apresentar noções bĂĄsicas sobre primeiros socorros.

O Projeto Samu nas Escolas completa dez anos este ano e tem contribuído, efetivamente, para a redução dos trotes realizados, principalmente por crianças e adolescentes. HĂĄ dez anos, os trotes representavam cerca de 60% das ligações recebidas, mas, atualmente, representam em torno de 35% das ligações recebidas, índice que ainda continua alto, conforme especialistas.

"O Samu nas Escolas é um projeto que encanta as crianças e adolescentes e tem contribuído, efetivamente, para reduzir o índice de trotes. Ele também atua como um instrumento multiplicador das informações sobre os primeiros socorros, orientando a população", destacou a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana.

Para Jaíra Maria Póvoas de Góis, diretora geral da escola Marilucia Macedo dos Santos, o projeto Samu nas Escolas é muito importante para as crianças e adolescentes, porque eles atuam como agentes multiplicadores das informações recebidas. "Verificamos que as informações sobre trotes e primeiros socorros recebidas durante a ação do Samu nas Escolas acabam sendo replicadas por nossas crianças e adolescentes aos colegas e familiares", destacou.

Contemplado

Entre os contemplados pela primeira edição de 2024 do Samu nas Escolas estĂĄ o estudante Alex Davi Gonçalves dos Santos, de 9 anos. "Gostei muito de entender sobre os primeiros socorros e aprendi como desengasgar uma pessoa, bem como sobre ajudar alguém que, por ventura, venha a quebrar um braço", relatou a criança, integrante da escola Marilucia Macedo dos Santos.

Integrante do grupo de facilitadores desta edição do Projeto Samu nas Escolas, a acadĂȘmica de enfermagem Laryssa Bezerra frisou que sempre teve o desejo de fazer parte da iniciativa, desde o momento em que ingressou na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). "Era um dos meus sonhos fazer parte desse projeto, que possibilita, por meio da educação, mudar uma realidade e salvar vidas", ressaltou.

O projeto

O Samu nas Escolas foi criado em 2014 e representa um projeto de extensão da Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (Samu). Ele tem o objetivo principal de reduzir os trotes recebidos pelo número 192 e também apresenta noções bĂĄsicas sobre primeiros socorros.

No ano passado foram contempladas vinte escolas, entre públicas e privadas. Para que a escola possa ser contemplada com o Projeto Samu nas Escolas é necessĂĄrio entrar em contato pelo e-mail [email protected] e agendar com as assistentes sociais Maria Liege Batista Araújo ou Maria Goretti Bastos, enviando um ofício e solicitando a participação.

O Serviço Social irĂĄ agendar o dia e hora de cada unidade escolar. No ofício é necessĂĄrio informar a idade dos alunos, o nome completo da escola e se é de ensino fundamental ou médio. O Projeto Samu nas Escolas ocorre todas as sextas-feiras, nos dois horĂĄrios, sendo pelas manhãs das 8h às 9h30 e às tardes, das 14h às 15h30. Além do tema trote e apresentação sobre os primeiros socorros, no final do evento, os alunos tĂȘm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL