PREFEITURA SANTANA

Dengue: Norte, Centro-Oeste e Sudeste t√™m desaceleração de casos

Dados apontam 2.321.050 casos prov√°veis de dengue no Brasil

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília em 27/03/2024 às 14:51:48
© Wilson Dias/Agência Brasil

© Wilson Dias/Agência Brasil

Acre, Amap√° e Amazonas, na Região Norte, Espírito Santo e Minas Gerais, no Sudeste, além de praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso Sul, apresentam sinais de desaceleração de novos casos de dengue. "J√° chegaram no pico e estão descendo", explicou a secret√°ria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Segundo ela, padrões de epidemias anteriores de dengue no país demonstram que o prazo para que uma localidade alcance o pico da doença é de cerca de oito semanas, desde o início do registro de casos. Como a doença atingiu os estados brasileiros em momentos distintos, os que começaram a epidemia antes devem alcançar desaceleração antes, após o período de oito semanas.

Durante coletiva de imprensa, Ethel destacou que o estado de São Paulo também d√° sinais de desaceleração no registro de novos casos de dengue, mas que a pasta precisa aguardar mais uma semana para confirmar esse cen√°rio. "Uma semana a mais para entender se chegamos ao pico", completou.

Números

Dados da pasta apontam 2.321.050 casos prov√°veis de dengue no Brasil, sendo 20.844 casos de dengue grave ou com sinais de alarme. H√° ainda 831 mortes confirmadas e 1.267 em investigação. O coeficiente de incid√™ncia da dengue no país, neste momento, é de 1.143 casos para cada 100 mil habitantes e a letalidade entre casos classificados como graves é 3,99%.

Onze estados j√° decretaram situação de emerg√™ncia em saúde pública por conta da explosão de caso da doença. São eles: Acre, Amap√°, Distrito Federal, Goi√°s, Espírito Santo, Minas Gerais, Paran√°, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. H√° também 407 decretos municipais de emerg√™ncia em saúde pública motivados pela dengue.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL