PREFEITURA SANTANA

Estudo de perito criminal alagoano ser√° apresentado em evento internacional sobre explosivos

Nos Estados Unidos, Gerard Deokaran vai apresentar pesquisa que poder√° se tornar padrão mundial nas atividades periciais explosivistas.

Por Aarão José e Maria Costa / Ascom Polícia Científica de Alagoas em 27/03/2024 às 20:04:22
Ascom Polícia Científica de Alagoas

Ascom Polícia Científica de Alagoas

A Polícia Científica de Alagoas ser√° a única representante das forças de segurança pública estaduais de todo o país a participar de um importante treinamento internacional sobre explosivos. O evento, que ser√° realizado em junho deste ano, contar√° com a apresentação de uma pesquisa científica realizada pelo perito criminal Gerard Deokaran que poder√° se tornar padrão mundial nas atividades periciais explosivistas.

Gerard Deokaran, que atualmente est√° lotado no Instituto de Criminalística do Agreste, explicou que esse projeto científico tem como tema as investigações forenses de explosões químicas causadas por instabilidade química de explosivos pirotécnicos. O trabalho também apresenta importantes informações sobre o armazenamento indevido deste tipo de explosivo, que não estão conforme a legislação brasileira.

O trabalho ser√° exibido na International In-Service Training & Expo (Treinamento em Serviço e Exposição Internacional) na cidade de Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. O evento é organizado pela International Association of Bomb Technicians and Investigators (Associação Internacional de Investigadores e Técnicos em Bombas), da qual o perito é membro.

O perito criminal contou que esta foi a segunda vez que ele submeteu esse trabalho para apresentação nessa exposição. Nesse período, ele buscou maneiras de aperfeiçoar seus métodos, por meio de cursos dados em outros estados e com novas perícias, como a explosão ocorrida em março do ano passado, em uma f√°brica e depósito de fogos de artifícios que funcionava clandestinamente no bairro do Benedito Bentes.

Com trabalhos aprovados e apresentados em v√°rios eventos nacionais, como o Congresso Nacional de Criminalística, Interforensics e Encontro de Química Forense (ENQFor), Gerard disse estar preparado para esse novo desafio. Ele est√° lisonjeado em estar no meio dos maiores nomes da investigação de crimes com explosivos, e por representar Alagoas, único representante do Brasil nesse evento internacional.

"Foi com muita alegria que recebi o convite para palestrar no maior evento mundial na √°rea de investigação de pós-explosão e desativação de explosivos. Em 2021, eu pude participar de forma on-line por conta da pandemia e tive uma experi√™ncia boa, conhecendo colegas que atuam nos Estados Unidos, Israel, Inglaterra e México. Este networking foi fundamental para avaliar o meu trabalho e implementar novas metodologias no Brasil e esta aprovação é o resultado de um trabalho contínuo onde v√°rios colegas puderam contribuir de alguma forma", enalteceu o perito alagoano.

Gerard falou ainda da felicidade em receber o convite de um dos diretores da associação para poder fazer a prova do certificado internacional de pós-explosão neste treinamento. O perito disse que ser√° um grande desafio, para ele, aperfeiçoar o ingl√™s para poder passar de maneira clara o trabalho desenvolvido pela Polícia Científica de Alagoas com a colaboração da Ufal e polícia federal no que diz respeito a investigação de crimes com explosivos e também colocar os conhecimentos a prova para saber se consigo obter a certificação.

"Esta oportunidade eu vejo como um divisor de √°guas para as perícias de explosões porque novos conhecimentos serão trazidos para o Brasil e j√° serão multiplicados no XXVII Congresso Nacional de Criminalística na qual sou coordenador da trilha de perícias de inc√™ndios e explosões que provavelmente contar√° com palestrantes internacionais que também são membros da associação além de peritos e policiais militares de Alagoas que estão contribuindo para o desenvolvimento das perícias de explosões no Brasil". destacou o Gerard.

A International In-Service Training & Expo ter√° como público técnicos explosivistas e investigadores de bombas e explosivos de v√°rios países. Todas as palestras do evento t√™m o intuito de instruir investigadores dessa √°rea, de forma que os procedimentos propostos possam ser adotados pelas forças de segurança de todo o mundo.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Coment√°rios

DETRAN AL