PREFEITURA SANTANA

Caso Joana Mendes: prova tĂ©cnica pericial foi fundamental para condenação do assassino

Laudos de perĂ­cia externa e interna foram utilizados pelo MinistĂ©rio PĂșblico para subsidiar o pedido de condenação do autor pelo crime

Por Aarão José / Ascom da Polícia Científica em 02/04/2024 às 18:02:26
Anderson Macena / MPEAL

Anderson Macena / MPEAL

O silĂȘncio do réu confesso do assassinato da professora Joana Mendes, durante interrogatório no júri popular, frustrou quem acompanhava o julgamento no Fórum do Barro Duro, em Maceió. Mas, na madrugada desta terça-feira (2), após 15 horas de júri, com testemunhos e a apresentação de provas técnicas periciais, veio a condenação.

Arnóbio Cavalcante foi condenado a 37 anos, dois meses e sete dias de prisão, e a pagar R$ 150 mil de indenização por danos morais à família da vítima. A sentença foi promulgada pelo juiz Yulli Rotter, titular da 7ÂȘ Vara Criminal da Capital, e o condenado voltou para o sistema prisional para cumprir a pena em regime fechado.

A advogada Andréa Alfama, que atuou como uma das assistentes de acusação, explicou que é um direito do réu permanecer calado durante o interrogatório. Mas, que o processo estava muito bem abastecido e robusto, tanto de oitivas de testemunhas quanto em provas técnicas periciais sobre a materialidade e autoria do crime.

Esse trabalho de produzir as provas técnicas periciais foi realizado pela Polícia Científica de Alagoas através dos Institutos de Criminalística de Maceió e do Instituto Médico Legal EstĂĄcio de Lima. Do dia do crime até o julgamento, foram realizadas diversas perícias de externa e interna, que produziram quatro importantes laudos, que foram entregues e anexados ao processo judicial.

Joana de Oliveira Mendes foi assassinada aos 34 anos no dia 5 de outubro de 2016, dentro do carro dela, no bairro do Poço, em Maceió. O laudo cadavérico realizado pela equipe da perita médica legista Maria Goretti apontou que a professora morreu por choque hipovolĂȘmico após ser atingida por 32 facadas, das quais 30 no rosto, e sangrar por mais de 15 minutos, no interior do veículo.

Uma faca, apreendida com o autor do crime no momento da prisão em flagrante, também foi examinada no Laboratório Forense do Instituto de Criminalística pelas peritas criminais Adriana Sarmento e Rosana Coutinho, hoje perita-geral. Na primeira anĂĄlise comprovou-se a presença de sangue humano na faca e o outro exame confirmou que o sangue encontrado na faca era da vítima.

"Esse caso tem vĂĄrios laudos da Polícia Científica. Laudo de local de crime, laudo cadavérico, laudos de confronto genético e papiloscópico. Parabéns a todos que trabalharam para que a justiça fosse feita por Joana Mendes! Ela representa todas as Joanas que são vítimas de feminicídio quase todos os dias", parabenizou a perita-geral a todos os envolvidos no caso.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL