PREFEITURA SANTANA

Secretaria de Recursos Hídricos emite aviso meteorológico sobre chuvas e rajadas de vento

As áreas do Litoral, Zona da Mata e Agreste serão mais afetadas

Por Tiago Di Lucas / Ascom Semarh em 09/04/2024 às 17:30:39
Ascom Semarh

Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso sobre a ocorrência de chuvas, de intensidade fraca a moderada, acompanhadas de rajadas de ventos em todas as regiões ambientais de Alagoas, com destaque para o Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Agreste. Essas condições meteorológicas podem persistir até a quarta-feira (10).

A Semarh destaca os riscos associados a essas condições meteorológicas, como a possibilidade de alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana e destelhamentos de casas e edificações. Embora também haja previsão de chuvas em pontos isolados das demais regiões ambientais de Alagoas, o risco associado é considerado baixo.

As condições sinóticas atuais, caracterizadas pelo desprendimento de uma banda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa leste da região Nordeste do Brasil, juntamente com o forte calor e umidade, são favoráveis à formação de áreas de instabilidade, especialmente na faixa litorânea e algumas áreas do interior do Nordeste. Essa situação aumenta o risco de chuvas de intensidade fraca a moderada, principalmente durante a noite, nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Agreste.

Os técnicos da secretaria continuam monitorando as condições e novas atualizações serão disponibilizadas conforme necessário. Em caso de intensificação das condições meteorológicas ou aumento nos volumes de chuva previstos, será emitido um alerta meteorológico ou hidrometeorológico.

Para acompanhar a previsão do tempo diariamente e monitorar os níveis dos principais rios, os cidadãos podem acessar o Website da Semarh através dos links https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao https://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico .

Fique atento às atualizações e tome as precauções necessárias durante esse período de instabilidade meteorológica.

Fonte: Agência Alagoas

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL