PREFEITURA SANTANA

Sesau leva ação itinerante de saĂșde mental para o Quilombo Pixaim, em Piaçabuçu

Iniciativa beneficiou tambĂ©m profissionais da saĂșde do municĂ­pio, por meio de capacitações no âmbito da assistĂȘncia psicossocial

Por Ruana Padilha/ Ascom Sesau em 15/04/2024 às 13:56:15
Divulgação

Divulgação

Com o objetivo de conscientizar sobre o cuidado à saúde mental, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou ações assistenciais com psicólogos e psiquiatras aos moradores do Quilombo Pixaim, localizado no município de Piaçabuçu. A ação também beneficiou os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que foram capacitados sobre manejo da crise, prevenção ao suicídio, redução de danos e M-chat, que é ferramenta para rastreamento precoce do autismo.

A ação integra o projeto "Nise Presente nos Quilombos", e tem como referĂȘncia às diretrizes defendidas pela médica psiquiatra alagoana Nise da Silveira. Ela se destacou nacionalmente pela defesa e aplicação de terapias focadas na humanização, durante a assistĂȘncia às pessoas em sofrimento mental. Durante os dias da intervenção, realizada por técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, a população participou de oficinas de artesanato para a geração de renda e rodas de conversa com as mulheres.

Os quilombolas também tiveram acesso à emissão da Carteira de Identidade e do Cartão Cria, além de receberem atendimento da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL). A supervisora da Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, reforça que o objetivo principal da ação é trabalhar a saúde mental da população quilombola, resgatando sua identidade cultural. "Estamos levando a orientação da importância da atenção psicossocial com equidade, na qual as singularidades históricas, sociais e culturais da população quilombola devem ser consideradas no acolhimento e no cuidado", enfatizou.

Ainda de acordo com a supervisora, a iniciativa ajuda os profissionais a refletirem sobre as prĂĄticas e serviços adequados para aquela população, construindo estratégias de cuidado para os quilombolas que, muitas vezes, são invisibilizados. "Quando fazemos as capacitações com os profissionais da RAPS [Rede de Atenção Psicossocial], atentamos para essa questão, destacando a importância do olhar humanizado para essa população, para que ofereçam um serviço de saúde mental equânime", salientou Tereza Cristina Tenório.

Também participaram da ação a Secretaria de Estado da AssistĂȘncia e Desenvolvimento Social (Seads), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Instituto de Terras e Reforma AgrĂĄria de Alagoas (Iteral) e o Instituto de Identificação e Expresso da Cidadania da Defensoria Pública.

Fonte: AgĂȘncia Alagoas

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL