PREFEITURA SANTANA

Secretário Alexandre Ayres dialoga com alagoanas que tiveram autoestima devolvida através da reconstrução mamária

Encontro com as mulheres mastectomizadas e atendidas pelo Programa Ame-se ocorreu nesta sexta (8)

Por Suely Melo em 08/10/2021 às 20:36:59
Catarina Magalhães

Catarina Magalhães

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres recebeu, nesta sexta-feira (8), algumas das alagoanas vítimas do câncer de mama, que tiveram a autoestima recuperada ao passar pela cirurgia de reconstrução mamária, por meio do Programa Ame-se. O encontro aconteceu no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado no bairro Cidade Universitária, Maceió.

O Ame-se já realizou 14 cirurgias em menos de um ano e está mudando a vida das mulheres alagoanas mastectomizadas. O programa atua na prevenção, diagnóstico e reconstrução mamária.

"Queria parabenizar, em nome da doutora Francisca, toda a equipe do Programa Ame-se. Esta é a grande virada da nossa gestão e da saúde pública. Possibilitando que os alagoanos sejam cuidados. Se a gente tivesse operado uma única alagoana esse ano, eu já estaria satisfeito, porque o programa já estaria mudando a vida de alguém. Vocês são verdadeiras guerreiras", afirmou Ayres.

As pacientes que estiveram presentes no encontro com o gestor da saúde estadual puderam falar do quanto o procedimento mudou a vida delas. "Tentei muito essa cirurgia e hoje me sinto realizada. Foi mais que uma cirurgia, foi a realização de um sonho", contou Elaine Cristina Wanderley.

Este mês é alusivo à Campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Fonte: saude.al.gov.br

Comunicar erro

Comentários

DETRAN AL