PREFEITURA SANTANA

Universidade tem que responder a perguntas da sociedade, diz ministro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje (27) que Ă© importante as universidades manterem-se em sintonia com as necessidades da sociedade

Por Redação em 27/10/2021 às 20:09:34

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje (27) que é importante as universidades manterem-se em sintonia com as necessidades da sociedade.

"A universidade tem que responder às perguntas que a sociedade estĂĄ fazendo, se não ela fica irrelevante. Uma delas é essa questão do emprego e da demanda da mão de obra", ressaltou Ribeiro, ao participar do 23Âș Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro.

Segundo o ministro, por isso, as universidades federais que estão sendo planejadas deverão abrir cursos ligados às suas realidades. A criação desses campi ainda dependem, contudo, de diversos trâmites. destacou Ribeiro, "Das cinco universidades que o governo pretende criar – vai depender da economia e do Parlamento - trĂȘs estão localizadas em estados do Norte e do Nordeste que só possuem uma universidade federal."

Ribeiro disse que algumas dessas instituições deverão atender populações em ĂĄreas de difĂ­cil acesso. "Quando quero criar uma segunda universidade do Amazonas, eu quero criar uma universidade lĂĄ na trĂ­plice fronteira do Brasil, no Alto Solimões, em Benjamin Constant, [em] que só se chega de avião ou de barco", citou.

Apesar de enfatizar a importância dos currĂ­culos para o sucesso das novas instituições, o ministro lembrou que as universidades tĂȘm autonomia para decidir quais cursos serão abertos e o tamanho deles. "O que nós queremos é abrir novas vagas, sim, mas a universidade tem autonomia. O MEC [Ministério da Educação] não tem autorização sequer, nas universidades federais, de determinar a criação ou a supressão de nenhum curso", ressaltou.

Desburocratização

Ribeiro disse que estĂĄ trabalhando para desburocratizar os processos de regularização das instituições privadas. "O que eu tento fazer no MEC hoje é o seguinte: eu estou tentando olhar os senhores como pessoas que querem o melhor para a educação e são gente séria", disse, afirmou, dirigindo-se a uma plateia de dirigentes de universidades.

Para o ministro, as regulamentações atuais são muito pesadas em relação às entidades privadas. Pela legislação atual, disse Ribeiro, o MEC olha para o mercado e para as instituições privadas e vĂȘ todos como pessoas que querem de alguma forma fraudar a legislação. "Então, fazem prova e contraprova", enfatizou.

É justamente esse modelo que o ministro disse querer mudar. "É isso que a gente precisava eliminar dessa burocracia do MEC. Isso que eu estou tentando fazer. Caminha devagar, porque são leis, portarias, decretos e tudo mais", acrescentou.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL