PREFEITURA SANTANA

Governo de Alagoas amplia policiamento de proximidade na Capital com o Ronda no Bairro no Benedito Bentes

Após 4 anos de atuação nas regiões do Centro, Jacintinho e orla marĂ­tima, o programa que mudou a forma de fazer a prevenção da violĂȘncia em Alagoas leva mais segurança para uma das ĂĄreas mais populosas de Maceió

Por Pollyana dos Anjos em 29/11/2021 às 20:26:54
Neno Canuto

Neno Canuto

A capital alagoana ficarĂĄ mais segura com a ampliação do programa Ronda do Bairro, autorizada pelo Governo de Alagoas, nesta segunda-feira (29). A partir de hoje, a polĂ­cia de proximidade, que vem refletindo diretamente na sensação de segurança e qualidade de vida dos maceioenses, começa a atuar no bairro do Benedito Bentes - um dos mais populosos da cidade. O lançamento do programa aconteceu na praça Padre CĂ­cero, localizada ao lado do Terminal Central de Ônibus do bairro.

"Nós moradores do bairro começamos hoje a viver uma nova história". Palavras da moradora e comerciante local Ana LetĂ­cia, que hĂĄ 6 anos tem um ponto na praça, sobre a chegada do programa Ronda no Bairro ao Benedito Bentes. "Estamos nos sentindo valorizados. Agora, os pais não terão mais medo de trazer seus filhos para a praça, isso também vai melhorar o nosso mercado", garantiu a moradora, reforçando que a chegada da polĂ­cia de proximidade serĂĄ Ăștil à comunidade.

Atuando hĂĄ 4 anos em trĂȘs regiões da capital: no Centro, Jacintinho e Orla, o programa mudou a forma de fazer segurança pĂșblica e a prevenção da violĂȘncia em Alagoas, refletindo na redução dos Ă­ndices criminais nas ĂĄreas comerciais de atuação.

Para o secretĂĄrio Alfredo Gaspar, a data tem um significado muito especial, que é o cumprimento de uma promessa: a chegada do Ronda no Bairro na região do Benedito Bentes. "Hoje, esse bairro vai ter uma nova etapa na sua segurança. TerĂĄ a certeza que as polĂ­cias militar e civil, Corpo de Bombeiros, a perĂ­cia e do ronda no bairro, por uma determinação do governador", garantiu.

Ele lembrou que Maceió foi a capital mais violenta do paĂ­s por 10 anos e que em 7 anos, com o trabalho do Governo, Alagoas se transformou no estado que mais reduz violĂȘncia no paĂ­s.

O comandante do Ronda no Bairro, coronel CĂ­cero Silva, assegurou que o bairro receberĂĄ a mesma estrutura dos outros territórios de atuação, proporcionando a sensação de segurança. "A partir de hoje, todos nós veremos a integração. Mais uma troca de segurança de proximidade. "Estamos entrando hoje com o primeiro turno de serviço com 13 patrulhas, em trĂȘs modalidades: a pé, motos e viaturas", explicou o comandante.

Como funcionarĂĄ - Inicialmente, para atender a ĂĄrea comercial do perĂ­metro definido como de atuação do Ronda, serão mobilizadas 6 viaturas, 12 motos e uma van, sendo uma viatura para Equipe Social, quatro operacionais e uma administrativo. Como efetivo, serão ao todo 21 agentes de proximidade, sendo trĂȘs patrulhas a pé, as chamadas POs; duas em motos e duas em viaturas, por turno. Assim como nos outros territórios, no Benedito Bentes, as atividades vão se estender das 6h da manhã às 14h30 e das 14h30 às 22h30.

Os equipamentos são de Ășltima geração, segundo o secretĂĄrio de Segurança de Alagoas. "O Ronda chega no Benedito Bentes com patinetes elétricos, motos BMW e veĂ­culos novos, ou seja, serĂĄ a união do programa com as instituições de segurança pĂșblica que permitirĂĄ um ganho na segurança local", finaliza.

Fonte: alagoas.al.gov.br

Comunicar erro

ComentĂĄrios

DETRAN AL